TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções de Folhas

Artigo: Funções de Folhas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Artigo  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

As folhas são os órgãos vegetativos das plantas, cujas principais funções são a de fazer a fotossíntese e as trocas gasosas com o meio. Originam-se de primórdios foliares localizados nas extremidades dos caules e dos ramos. Seu crescimento é limitado, parando de crescer depois de algum tempo, com exceção para as folhas das samambaias que, muitas vezes, têm crescimento indeterminado

A folha desempenha basicamente duas funções importantíssimas para a vida das plantas: fotossíntese e transpiração. 

Para que seja entendido como a folha realiza essas funções, vamos conhecer os estômatos. 

Os estômatos são estruturas existentes na epiderme das folhas, constituídas de duas células especiais, as células-guardas. Entre essas duas células, existe uma abertura que comunica o interior da folha com o ambiente externo. Essa abertura é chamada ostíolo. Através dos ostíolos, as folhas fazem as trocas gasosas entre a planta e o meio externo. 

O controle de abertura e fechamento dos ostíolos é feito pelas células-guardas. Quando se enchem de água, elas empurram a parede oposta ao ostíolo para as laterais e abrem o orifício. Quando falta água, elas murcham e fecham o ostíolo. 

As folhas estão presentes nos vegetais e são responsáveis pelo processo da fotossíntese. Muitos vegetais apresentam folhas modificadas para se adaptarem melhor ao ambiente em que vivem, e com isso garantem a descendência da espécie.

Os espinhos presentes em algumas espécies de vegetais têm a função de reduzir a superfície de contato, e com isso impedir que a folha perca água. Nesses vegetais, a fotossíntese é realizada pelo caule. Os espinhos também ajudam na proteção da planta, mantendo os predadores à distância. Não confunda espinhos com acúleos. Os acúleos são projeções rígidas e pontudas que se formam na epiderme do caule.

As brácteas são folhas modificadas encontradas na base do pedicelo das flores, ou inflorescências. Em algumas espécies de plantas em que as pétalas são pequenas ou até inexistentes, as brácteas são coloridas, e conseguem atrair animais polinizadores.

As gavinhas foliares possuem um movimento chamado de tigmotropismo, e conseguem se enrolar a suportes para manterem-se fixas.

Os catafilos, também chamados de escamas, são modificações encontradas na porção basal das folhas de algumas espécies vegetais. Essas escamas têm a função de proteger a gema da planta ou também de acumular substâncias nutritivas.

Os cotilédones são as primeiras folhas embrionárias, e tem a função de armazenar substâncias nutritivas para alimentar o embrião da planta.

Chamamos de filódio as folhas reduzidas que não possuem limbo, onde o pecíolo se achata fazendo as funções de limbo.

As plantas carnívoras apresentam folhas modificadas que servem como armadilhas na captura de insetos e pequenos animais. Esses animais são digeridos por enzimas produzidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com