PREPARAÇÃO FOLHA DE PAGAMENTO E CONTABILIZAÇÃO
Casos: PREPARAÇÃO FOLHA DE PAGAMENTO E CONTABILIZAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucineide • 7/11/2012 • 5.860 Palavras (24 Páginas) • 1.496 Visualizações
ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho enfatiza a prática trabalhista executada pelos profissionais de Recursos Humanos, observando-se os aspectos legais e suas implicações, da contratação ao desligamento de um colaborador, promovendo uma relação transparente e segura entre empregado e empregador.
Assim sendo, serão abordadas algumas rotinas trabalhistas de modo a permitir ao leitor conhecimentos importantes acerca das relações de trabalho.
1.2 ADMISSÃO
Para formalizar a relação de emprego, é solicitado ao novo empregado a apresentação de alguns documentos, possibilitando a sua identificação, bem como o correto desempenho das obrigações trabalhistas da Empresa, diante às fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego, e também do Empregado.
Documentos necessários para a admissão:
a) 1 foto 3 x 4;
b) CTPS: obrigatória para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, mesmo em caráter temporário;
c) Atestado de Saúde Ocupacional(ASO) (CLT, art. 168);
d) Título de Eleitor para os maiores de 18 anos;
e) Certificado de reservista ou de alistamento militar para empregados brasileiros com idade entre 18 e 45 anos;
f) Certidão de Nascimento ou Casamento;
g) Carteira de Identidade Civil(RG);
h) Comprovante de Inscrição no Cadastro de Pessoa Física(CPF);
i) Documento de Inscrição no PIS/PASEP;
j) Cópia de Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos para fins de recebimento do salário-família;
k) Cartão da criança que, a partir de 1/07/1991 substitui a carteira de vacinação. Deverá ser apresentado o original do cartão dos filhos de 1 a 6 anos de idade;
l) Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para empregados que exercerão o cargo de motorista ou qualquer outra função que envolva condução de veículo de propriedade da empresa;
m) Carteira de habilitação profissional, expedida pelos Conselhos Regionais, para empregados que exercem profissões regulamentadas, tais como: OAB, CRC, CREA, Etc;
n) Registro de habilitação no DRT, anotado na CTPS, para os que exercem profissões de: agenciadores de propagada, publicitários, jornalistas, atuários, arquivistas, técnicos de arquivos, radialistas, sociólogos, vigilantes, bancários, secretárias executivas (com curso superior), técnico em secretariado (2° grau) e técnicos de segurança do trabalho;
o) Carteira de identidade de estrangeiro, em modelo único, instituído pela portaria MJ n.559, de 1/12/1986, se for o caso;
p) Outros documentos poderão ser solicitados, tais como: solicitação de emprego, carta de referência, atestado de escolaridade ou outros.
. Os documentos solicitados devem ser fotocopiados e devolvidos;
. Não é permitida a retenção de documentos originais ou fotocópias autenticadas de
funcionários por pessoa física ou jurídica (de direito público ou privado).
. No caso da CTPS que necessita ficar sob responsabilidade da Empresa para formali-
zar o registro do funcionário, deverá ser devolvida em até 48 horas;
1.2.1 CTPS
Instituída pelo Decreto nº 21.175, de 21 de março de 1932 e posteriormente regulamentada pelo Decreto nº. 22.035, de 29 de outubro de 1932" a Carteira de Trabalho e Previdência Social tornou-se documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço a outra pessoa, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.
Diante da natureza de informações que comporta, a CTPS é um dos poucos documentos que reproduz com tempestividade a vida funcional do trabalhador por conter informações sobre a qualificação e a vida profissional do trabalhador e anotações sobre sua filiação ao Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, garantindo acesso a direitos trabalhistas como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.
Em seus 80 anos de existência, a carteira de trabalho sofreu várias modificações, cuja versão mais recente é informatizada e possui segurança anti-fraude. Confeccionada em material sintético e mais resistente, traz plástico auto-adesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas. A cor da carteira de trabalho do estrangeiro no Brasil passa a ser verde e não azul, como a dos brasileiros.
Os principais dados que uma carteira de trabalho traz são os seguintes: Nome do dono da carteira de trabalho e o número de seu RG, Nome da empresa e também do empregador, data de entrada no trabalho, remuneração, cargo exercido e data de saída do trabalho antigo.
Toda pessoa, tanto to sexo feminino como do sexo masculino e que esteja com todos os seus documentos em dia, a partir dos 16 anos de idade já pode tirar a sua carteira de trabalho, dirigindo-se a uma Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Subdelegacias Regionais ou Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) mais próximo de sua residência.
Deve ter em mãos os seguintes documentos: duas fotos 3×4 com fundo branco, Carteira de Identidade, Certificado de Reservista e Certidão de Nascimento.
As anotações na CTPS serão feitas
. Na data base(reajustes legais);
. Nas promoções, aumentos espontâneos ou antecipações salariais;
. A qualquer tempo, por solicitação do trabalhador;
. No caso de rescisão contratual;
. Havendo necessidade de comprovação perante a Previdência Social;
. Na época do gozo de férias;
1.2.2 EXAME MÉDICO ADMISSIONAL
O Exame Admissional é um exame médico simples e obrigatório, solicitado pelas empresas antes de firmar a contratação
...