Funções dos lipídios
Artigo: Funções dos lipídios. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: raquel5991 • 25/3/2014 • Artigo • 334 Palavras (2 Páginas) • 314 Visualizações
O que são lipídios
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.
Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).
Funções dos lipídios
Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
- Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
Principais fontes de lipídios (alimentos):
- Margarinas
- Milho
- Aveia
- Soja
- Gergilim
- Cevada
- Trigo integral
- Centeio
- Óleo de canola
- Óleo de soja
- Óleo de peixes
Os lipídios são substâncias insolúveis em água cujos principais representantes são as gorduras e os óleos. Eles podem ser encontrados nos mais variados alimentos, como leite e derivados, gema de ovo, carnes, óleos vegetais etc.
Ao contrário do que muitos pensam, os lipídios são muito importantes em nosso organismo, pois participam da formação de algumas vitaminas e hormônios, e ainda fazem parte da constituição das membranas celulares. Além disso, os lipídios também servem como reserva de energia, que é produzida quando o animal se alimenta de gordura ou através da ingestão de carboidratos, que pode ser transformado em gordura no nosso organismo. Animais como focas, baleias e ursos polares têm uma camada de gordura tão espessa debaixo da pele que funciona como isolante térmico, dando a esses animais a capacidade de sobreviverem em locais muito frios.
As aves aquáticas também se beneficiam dos lipídios e da sua insolubilidade em água. Elas apresentam uma glândula especial localizada próximo à cauda que produz um óleo com o qual elas lubrificam suas penas, impedindo que a sua pele se molhe.
...