Genetica
Por: carollgms • 1/4/2016 • Relatório de pesquisa • 697 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
Bases Moleculares da Herança
Transcrição
1. Conceitue Genótipo e Fenótipo.
R: Fenótipo: conjunto de caracteres visíveis de um indivíduo, que exprime seu genótipo em face do meio em que vive.
Genótipo: construção hereditária, conjunto dos genes de 1 indivíduo.
2. Descreva detalhadamente a Transcrição, citando as principais características deste processo.
R: Primeiro há o reconhecimento da fita molde de DNA, onde as enzimas polimerases estão livres na célula e podem se encontrar ao acaso, porém a transcrição só tem inicio quando a enzima entra e liga-se fortemente ao sítio promotor. Quando isso acontece, a dupla hélice é desenrolada e as fitas são separadas. A polimerase ligada à região promotora e inicia o processo de transcrição, adicionando os primeiros nove nucleotídeos da sequencia de RNA. Essa fase é chamada de iniciação. Após a produção de aproximadamente nove nucleotídeos, a polimerase do RNA passa a se deslocar pela molécula de DNA, desenrolando sua hélice e produzindo uma molécula de RNA, cada vez mais alongada. O DNA já transcrito volta a ser enrolado, quase que imediatamente, recompondo a sua dupla hélice. Esse processo é chamado de elongação. Quando a polimerase do RNA encontra a sequencia de terminalização, o RNA para de ser transcrito, a partir desse momento há a liberação da molécula de RNA e imediatamente a molécula de DNA se enrola completamente.
3. Que diferenças este processo apresenta nos organismos Procariotos e Eucariotos?
R: Eucariontes:
- o início é mais complexo em função da maior complexidade da molécula de DNA dupla fita. Os promotores - região do DNA à qual se liga uma RNA polimerase para dar início à transcrição - existem em maior número e a maiores distâncias.
- ocorre MIGRAÇÃO: transcrição ocorre no núcleo e tradução no citoplasma (essa separação permite uma melhor regulação da expressão gênica).
- o trasncrito primário (RNA inicial) sofre uma série de modificações ou MATURAÇÕES: aquisição de revestimento (cap) na extremidade 5’ e de cauda poli-A na extremidade 3’, além da remoção de introns (splicing).
Procariontes:
- molécula simples de DNA facilita o início do processo. Há uma região promotora específica.
- ambos processos no citoplasma (não há núcleo individualizado)
- transcrito primário sofre pouco ou nenhum processamento após sua síntese e, em geral, são traduzidos ainda durante a sua produção.
4. O que são genes? Quais são os seus componentes?
R: O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma seqüência específica de ácidos nucléicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico – DNA- e ácido ribonucléico – RNA).
5. Diferencie Exons e Introns. Qual é o objetivo do mecanismo de splicing?
R: introns: são regiões não ativas do DNA.
Exons: são as regiões ativas do DNA.
...