Grafite
Relatório de pesquisa: Grafite. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rlpc • 13/11/2014 • Relatório de pesquisa • 1.116 Palavras (5 Páginas) • 602 Visualizações
FACULDADE FORTIUM
PROFESSORA BEATRIZ
ALUNOS
RAQUEL DE SOUSA LOPES
CAMILA DINIZ
JOÃO CARLOS
GRAFITE
NOVEMBRO 2014
GRAFITE
Grafite é uma arte urbana. Palavra de origem Italiana,” graffito”, que significa “Escrita feito a mão “inscrições desenhadas pelos antigos nas paredes da cidades e monumentos.
As inscrições em grafite são conhecidas desde o Império Romano quando era utilizado o carvão para escrever palavras de protesto nos monumentos.
Na cidade de Nova York, nos anos 60, os jovens do bairro do Bronx desenhavam suas marcas nas paredes da cidade com tinta spray, imagens de protesto contra a ordem social, ali se iniciava um grande movimento de Arte Urbana.
Na década de 70 surgia o grafite como arte transgressora no regime militar. Hoje o grafite brasileiro e considerado o melhor do mundo.
O Grafite está ligado a vários movimentos, um exemplo é o hip hop, ele expressa a opressão que a humanidade vive, reflete a realidade das ruas.
O grafite está ligado a muitas polêmicas, é visto como arte e também como poluição visual e vandalismo.
Principais termos utilizados pelos grafiteiros;
- Grafiteiro writter; O artista que pinta.
- Bite; Imitar o estilo de outro grafiteiro.
- Crew; É um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
- Tag; É assinatura do grafiteiro.
- Toy; É o grafiteiro iniciante.
- Spot; lugar onde praticada a arte do grafite.
Existem 15 lugares onde o grafite mais se destaca, desenhos impressionantes;
Stan vanger, Noruega, um ponto de referência mundial no grafite sendo sede inclusive, do Nuart, o festival contemporâneo de arte de rua.
Cork, Irlanda, repleta com as obras do grafiteiro Conor Harrington, que mistura desenhos abstratos com retratos clássicos, e gêneros histórico e moderno. Existem outros artistas como francês Psychonautes.
Katowice, Polônia a cidade sedia o festival, onde encontramos o artista Escif.
Moscou, Rússia, considerado vandalismo nessa cidade, essa realidade vem mudando, hoje os artistas são convidados para pintar as passagens de pedestres subterrâneas.
Reykjavik, Islândia a cidade abriga diversos grafites.
Meibourne, Austrália, foi um dos primeiros lugares a utilizar a técnica de desenho conhecida como estêncil, que usa um papel recortado como molde para dar forma à imagem.
Dresden, Alemanha, a cidade possui diversos trabalhos mas o que chama mais atenção e a do artista Evol que cria prédios em miniatura nas construções da cidade.
Bruxelas Bélgica, conhecidas como uma das capitais mundiais do HQ`s. Entre esses artistas estão os belgas Tintim e os Smurfs.
Paris França, na romântica Paris que que surgiu um dos principais do grafite mundial Blek le Rat e jr.
Buenos aires, Argentina, o grafite é bem-vindo na argentina, ganhou o consentimento da maioria dos donos de estabelecimentos, dessa forma atrair grandes artistas mundiais.
Tel Aviv, Israel, o clima político gerou esse movimento em Israel nos últimos cinco anos. Artista em destaque Jack Tml e Know hope.
Londres, Inglaterra, casa de um dos maiores artistas do ramo Bonksy e os brasileiros Otávio e Gustavo Pandolfo, os gêmeos que realizaram um trabalho na fachada do museu Tate modern para a exposição Sheet Art.
Grottaglie, Itália, abriga o festival, Fame festival, o evento que reúne diversos grafites do mundo interio,já passaram por lá o irlandês Carror Hárrington, e o polonês Escif e os gêmeos,
...