Grafite
Artigo: Grafite. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcosssss • 6/10/2013 • Artigo • 1.320 Palavras (6 Páginas) • 531 Visualizações
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.
Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;
• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
• Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
• Tag: é a assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.
A prática do Grafite ou Graffiti – que provém do latim “graffiti” e do grego ‘graphein’ – remonta aos tempos do Império Romano, quando já se encontravam marcas gravadas em paredes. Estes caracteres impressos em locais não definidos para esse fim, particularmente nos espaços públicos, normalmente sob a forma de caligrafias ou de imagens pintadas ou esculpidas, constituem os grafites.
No fim da década de 60 e início dos anos 70 esta técnica ganhou dimensões nunca antes imaginadas, realizada de forma oculta, e então considerada como uma atitude transgressora. Por meio desta prática era possível transmitir mensagens cifradas aos membros de um determinado grupo. As gangues nova-iorquinas adotaram esta modalidade interativa para se comunicarem clandestinamente, por meio de inscrições em muros e nos bens urbanos. Para esse fim eles esboçavam nestes espaços monogramas monocromáticos ou até mesmo produções mais complexas.
Alguns estudiosos acreditam que o graffiti é uma arte por imprimir em suas informações secretas, mesmo inconscientemente, símbolos e configurações estéticas nascidos do estabelecimento de sinais ocultos no interior de um grupo, mas que transcendem cronologicamente a própria comunidade que os criou. Além disso, o graffiti é mais uma expressão dos movimentos culturais que florescem nas ruas, os quais também incluem o hip-hop e o rap na esfera musical, e o breakdance na dança.
Até hoje esta discussão provoca controvérsias. Será o graffiti apenas um ato contraventor ou uma modalidade artística? Durante um longo tempo esta técnica permaneceu à margem da arte, vista apenas como algo ilegítimo, sendo assim confundida com a pichação. Hoje, porém, esta concepção vem se transformando. Alguns de seus praticantes, provindos do universo da street art ou arte urbana, são agora considerados interventores do espaço urbano, canalizando o potencial destas áreas abertas para transmitir uma linguagem artística intencional. Embora algumas pessoas ainda considerem estes artífices como simples pichadores.
Alguns famosos grafiteiros realmente iniciaram suas trajetórias artísticas como pichadores, é o caso de Osgêmeos – irmãos gêmeos paulistas que se tornaram célebres por seus grafites -, por exemplo, que já colecionam trabalhos notórios como o empreendido na fachada da Tate Modern, de Londres. O graffiti é geralmente mais elaborado do que a pichação.
A técnica do graffiti se disseminou pelo Planeta a partir de maio de 1968, durante os movimentos contraculturais que abalaram o mundo, principalmente Paris. Nesta época, a utilização de paredes para a gravação de mensagens de natureza política e artística foi fundamental para os movimentos insurrecionistas. A partir daí esta forma de arte interativa foi se espalhando pelo Ocidente, fixando-se no âmbito das culturas e experiências mais variadas, adquirindo aos poucos o estatuto artístico que a distinguiria de técnicas contraventoras. Hoje o graffiti atravessou o limiar das galerias de arte, deixando de ser uma prática restrita apenas às ruas das cidades.
Um dos mais famosos grafiteiros, hoje artista renomado, é Jean-Michel Basquiat, que no fim da década de 70 despertou o interesse da mídia de Nova York ao inscrever discursos poéticos em muros de prédios desertos de Manhattan. Pouco tempo depois a obra deste pintor foi definida como neo-expressionista, e ele conquistou notoriedade nunca antes concedida a um grafiteiro,
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