Hipertrofia do Retículo Endoplásmatico Liso
Por: maryanneee • 9/9/2018 • Relatório de pesquisa • 493 Palavras (2 Páginas) • 2.852 Visualizações
Hipertrofia do Retículo Endoplasmático Liso
O Retículo Endoplasmático Liso ou Agranular, é formado por tubos cilíndricos que vão desde a membrana celular até a membrana plasmática; Diferente do Retículo Endoplasmático Rugoso, ele não apresenta ribossomos.
Nele são produzidos esteroides, fosfolipídios e outros lipídeos e está localizado principalmente em células do fígado, gônadas e pâncreas.
Tem como principal função desintoxicar substâncias de modo que não causem danos no organismo, degradando o etanol ingerido em bebidas alcoólicas e em medicamentos ingeridos pelo organismo.
Existe uma tendência a se denominar de “Hipertrofia” um aumento do tamanho da célula, o que resulta no aumento do tamanho do órgão, assim, parece que houve o surgimento de uma nova célula mas na verdade ela apenas ficou maior.
A hipertrofia do REL é causada pelo uso indiscriminado de algumas substâncias, como hidrocarbonetos, esteróides e barbitúricos, explicando o porquê que quando ingerimos essas substâncias ficamos com tolerância progressiva a elas.
Tem como principal função desintoxicar substâncias de modo que não causem danos no organismo, degradando o etanol ingerido em bebidas alcoólicas e em medicamentos ingeridos pelo organismo.
Os hidrocarbonetos, esteróides e barbitúricos são as principais substâncias que causam a hipertrofia, e cada um tem seus sintomas e tratamentos.
>Hidrocarbonetos
São compostos orgânicos formados apenas de hidrogênio e carbono. Encontram-se em geral no petróleo, no gás natural e no carvão.
A maioria das mortes por intoxicação por hidrocarbonetos são produzidos em adolescentes que inalam substâncias voláteis. Pequenas quantidades destas substâncias podem entrar nos pulmões e lesá-los diretamente.
Afetam os pulmões e o intestino. Em casos extremos, o cérebro também é afetado.
Quando ingerido, a pessoa tosse e fica sem ar, a respiração acelera, a pele pode tornar-se azulada pela diminuição de oxigenio e podem aparecer vómitos e tosse persistente.
Quando se descobre uma intoxicação, deve-se chamar o centro de informação de intoxicações, retirar a roupa contaminada e lavar a pele. Se a criança está acordada e alerta, pode beber um copo pequeno de leite para diluir a substância engolida e reduzir a irritação do estômago.
>Esteróides
São também conhecidos como: anabolizantes, veneno e bomba.
Os mais usados são feitos do hormônio masculino testosterona e ajudam a construir músculos.
Quase todos usuários sofrem efeitos colaterais como: acne, dificuldade para dormir, queda de cabelo, pressão sanguínea elevada, colesterol elevado, danos no fígado e no coração.
>Barbitúricos
São substâncias que agem como depressoras do sistema nervoso central e produzem vários efeitos, desde sedação leve a anestesia.
Produz dependência tanto física como psicológica e os sintomas da intoxicação por barbitúricos incluem depressão respiratória, sedação, fadiga, tontura, entre outras.
Para o tratamento devem ser aspiradas as secreções das vias aéreas, pois muitos pacientes podem apresentar complicações tipo pneumonia por aspiração, insuficiência respiratória por rolha de secreção, etc.
...