Hipertrofia
Resenha: Hipertrofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dersito • 4/5/2013 • Resenha • 464 Palavras (2 Páginas) • 687 Visualizações
Hipertrofia significa o aumento do tamanho de um órgão em consequência do aumento das funções celulares. A hipertrofia mais comum acontece na musculatura e pode ser provocada por fatores biológicos como o crescimento na fase de puberdade, a dilatação do útero durante a gravidez, etc., ou de forma forçada através da prática de musculação e do consumo de suplementos alimentares. Também acontece de forma patológica, como é o caso de Hipertrofia Benigna da Próstata (HBP) ou de hipertrofia do miocárdio (músculo cardíaco).
A hipertrofia muscular é o aumento da massa muscular, que provoca o crescimento visível da musculatura. O processo de crescimento é consequência da exigência física à qual é submetido o corpo ou devido aos estímulos hormonais que atuam em determinados tecidos. A prática de musculação, juntamente com o ajustado funcionamento do metabolismo do organismo, é o método mais eficaz para obter massa muscular. No entanto, os treinos devem ser acompanhados por profissional especializado, assim como a orientação no consumo equilibrado dos nutrientes necessários (carboidratos e proteínas) para a ocorrência de hipertrofia.
O consumo desequilibrado de substâncias (anabolizantes e esteróides) que proporcionam o rápido aumento de massa muscular, pode representar um grave atentado à saúde.
Vegetarianos e a Hipertrofia
Sem dúvidas, um grande aliado do vegetariano que busca melhora da performance, aumento da massa muscular ou redução de gordura corporal é o suplemento alimentar. Como a maior parte dos vegetarianos aceita a ingestão de ovos, leite e derivados, acaba não sendo tão difícil a elaboração. Dicas práticas para adequação proteica são:
- Use duas refeições do dia com derivados do leite (iogurte sem gordura, queijo cottage). Como sugestão: café da manhã e refeição do fim da tarde.
- Use duas refeição do dia com ovos ( panqueca “doce” de claras com aveia e banana, omelete com queijo cottage e vegetais, ovos cozidos, ovos poché etc…). Como sugestão: almoço e jantar.
- Use duas refeições do dia complementadas por um suplemento proteico de lenta absorção ( caseína ou mix). Como sugestão: acompanhar a tradicional fruta do meio da manhã e do meio da tarde com caseína ou mix proteico.
- Utilize aminoácidos líquidos sem sabores em suas saladas para aumentar o valor proteico de suas refeições.
- Quanto ao treinamento, a suplementação irá depender da intensidade. Para treinamentos mais avançados, o uso de whey protein isolado, waxy maize/maltodextrina, glutamina, BCAA’s e creatina pode ter grande valia. Já para treinamentos em níveis menores, uma suplementação tão completa seria desnecessária. Alimentos como oleaginosas (castanhas, nozes, macadamia etc.), leguminosas (feijão, soja, grão de bico, lentilha), arroz integral, macarrão integral, quinua, amaranto e aveia também são de grande valia no enriquecimento da dieta como um todo. A suplementação vitamínico-mineral também deverá ser ajustada individualmente, tendo atenção especial com a ingestão de vitamina B12 e ferro. A ingestão de antioxidantes suplementares também deverá acompanhar o nível/intensidade dos treinamentos.
...