Histologia Animal
Exames: Histologia Animal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jaquethjsdgyasgf • 13/5/2014 • 2.225 Palavras (9 Páginas) • 736 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FARROUPILHA – CAMPUS SANTO AUGUSTO
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
BRUNA BARROS, BRUNA DA ROSA
JAQUELINE TAÍS AUTH, JEFERSON DANIEL SCHRODER
E VINÍCIUS FREITAS
TRABALHO SOBRE A TEORIA DO
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
SANTO AUGUSTO
2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FARROUPILHA – CAMPUS SANTO AUGUSTO
BRUNA BARROS, BRUNA DA ROSA
JAQUELINE TAÍS AUTH, JEFERSON DANIEL SCHRODER
E VINÍCIUS FREITAS
TRABALHO SOBRE A TEORIA DO
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado com o requesito
de conhecimento e aprendizado de
Teoria Geral da Administração, do curso
Técnico em administração, do Instituto
Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto
Professora: Fernanda Beazi de Andrade
SANTO AUGUSTO
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................................................................................... 4
2. DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL......................................... 5
2.1 Conceito de desenvolvimento............................................................ 6
2.2 Conceito de organização..................................................................... 6
2.3 Conceito de mudança.......................................................................... 7
3. CONCLUSÃO....................................................................................... 11
4. REFERENCIAS.................................................................................... 13
1. Introdução
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu a partir de 1962, decorrente das idéias de vários autores, a respeito do ser humano, da organização e do ambiente em que estes crescem e se desenvolvem.
Assim, o conceito de Desenvolvimento Organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança e de capacidade adaptativa à mudança.
Simon, Smithburg e Thompson, procurando explicar a relação entre duas tendências no estudo da administração, recorrem a uma analogia com a medicina e a biologia, afirmando que, da mesma forma que a prática da medicina só pode progredir à medida que progride o conhecimento científico da biologia, as técnicas da organização eficiente não podem desenvolver-se se a teoria do comportamento humano não progredir na organização.
Com isso, podemos traçar as linhas fundamentais da teoria aplicada das organizações, recorrendo sempre àqueles que, em função da posição conquistada na pesquisa, no magistério e na experiência profissional de consultores, começaram a se dedicar de corpo e alma ao desenvolvimento do novo campo. Entre eles estão Warren G. Bennis, Edgar H. Schein, Richard Beckhard, Paul R. Lawrence, Jay W. Lorsch, Chris Argyris, Rensis Likert, Robert Blake e muitos outros.
2. DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Tem como definição o comportamentalismo característico que se refere à organização como um conjunto de atividades diferentes realizadas por pessoas diferentes que trabalham em prol da mesma.
O desenvolvimento organizacional se opõe a organizações tradicionais que utilizam sistemas mecânicos que enfatizam os cargos da empresa e as pessoas individualmente, que mantém o relacionamento entre patrão e funcionário através da imposição, divide o trabalho e supervisão de forma rígida, centraliza o controle organizacional e soluciona conflitos por meio da opressão.
A principal função do desenvolvimento organizacional é converter as organizações que adotam sistemas mecanizados em sistemas orgânicos que enfatizam a união dos funcionários que se relacionam, a confiança entre patrão e funcionário, responsabilidade compartilhada, participação de todos os grupos que compõem a organização, descentralização do controle organizacional e solução de conflitos através de soluções e negociações.
O desenvolvimento organizacional visa métodos para encarar ameaças e solucionar difíceis situações, compartilhar a administração da empresa com os funcionários através do relacionamento entre indivíduos com cargos de chefia e os demais, a responsabilidade das equipes em desempenhar suas funções e gerenciá-las, transformar gerentes e supervisores em orientadores e estimuladores, utilizar pesquisas internas para conhecer as dificuldades e necessidades enfrentadas pelos trabalhadores e por meio destas melhorar a organização.
2.1 Conceito de Desenvolvimento:
A tendência natural de toda organização é crescer e desenvolver-se. Essa tendência tem suas origens em fatores endógenos (internos) e exógenos (externos). O desenvolvimento é um processo lento e gradativo que conduz ao exato conhecimento de si próprio e à plena realização de suas potencialidades. Assim, o desenvolvimento de uma organização lhe permite:
1. um conhecimento profundo e realístico de si própria e de suas possibilidades;
2. um conhecimento profundo e realístico do meio ambiente em que opera;
3. um planejamento adequado e realização bem-sucedida de
...