How To Ballet
Dissertações: How To Ballet. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/3/2015 • 1.750 Palavras (7 Páginas) • 944 Visualizações
Introdução
A formação artística é fundamental no desenvolvimento intelectual da criança e do Jovem, permitindo-lhe o alargamento da sua cultura. O Ballet Clássico faz parte desta formação artística que desenvolve do intelecto, as capacidades físicas, motoras, criatividade a prática do movimento.
Esta formação artística engloba a prática do Ballet Clássico, através de técnicas com metodologias e didáticas das escolas Royal Academy of Dance, proporcionando á criança e ao jovem um desenvolvimento físico e harmonioso, assim como, um conhecimento consciente de todas as partes do corpo e suas possibilidades e potencialidades. Esta Arte desenvolve também o conhecimento das várias áreas como a expressão musical, que engloba a melodia e o ritmo e a expressão dramática que engloba a mímica e o movimento expressivo e criativo.
Método Royal Academy of Dance (R.A.D.)
Royal Academy of Dance (ballet), antes chamada de Royal Academy of Dancing, é um método de TDC com um Syllabus próprio para treinar e formar alunos do ensino não vocacional, mas que poderá progredir para o ensino vocacional. Este método tenta chegar a toda a população dirigindo-se a todos que queiram aprender a dançar, independentemente da altura que queiram iniciar a atividade e dos seus objetivos, isto é, trabalhar com objetivo
profissional ou apenas de forma lúdica.
Foi criado em 1920 por Philip Richardson editor da Dancing Times of London que
reuniu vários professores da época para partilharem ideias e criarem um método mais rico,
que fosse utilizado em Inglaterra que formasse bailarinos fortes e bons executantes
tecnicamente e artisticamente.
Objetivos Genéricos do Ballet Clássico
As Aulas de Ballet Clássico têm a função de desenvolver potencialidades técnicas através de exercícios técnicos que permitem o desenvolvimento das capacidades físicas das crianças e dos jovens, tais como: Postura, coordenação, equilíbrio, flexibilidade,
respiração e memória corporal.
Objetivos específicos do Ballet
*Aquisição de vocabulário técnico corporal
*Consciencialização do corpo, análise e desenvolvimento da sua coordenação
*Desenvolvimento das capacidades motoras e de percepção
*Compreensão das qualidades do corpo no que diz respeito às dinâmicas
*Compreensão da relação entre o corpo e o espaço
*Integração no grupo pela sociabilidade e comunicabilidade através do movimento
*Desenvolvimento do sentido crítico e de análise
*Graus de aprendizagem e seus objetivos
*Alargamento da cultura artística ao nível da música e da dança como forma de Arte.
Plano da aula de Ballet Clássico
Cada grau da Técnica do Ballet Clássico tem um programa elaborado, analisado e objetivado, consoante o vocabulário técnico específico de cada grau de aprendizagem.
*Aula de chão
*Barra
*Centro
*Diagonais
*Criatividade
*Flexicibilidade
*Atividade extras com assistir de vídeos de espetáculos, aulas de técnica, livros de Dança.
e trabalhos coreográficos
Na Barra:
- 2ª e 3ª posições dos pés
- demi-plié
- battement tendu – frente e lado. Atrás somente na 1ª posição dos pés.
- petit battement jeté – na primeira posição
- fondu – decomposto (passando pela meia ponta)
- demi-rond de jambe: frente, leva ao lado e fecha na 1ª posição – em dehors / atrás. Leva ao loado e fecha na 1ª posição – em dehors
- grand battement: frente e lado apenas – decomposto (tendu, grand battement, tendu, fecha)
- cambré: frente – pés paralelos, virados para a barra; lado – 1ª, 2ª 3ª posições de pés (virados para a barra) Obs: o cambré é feito da cintura para cima.
No Centro:
- 5 posições de braços
- 4 portamentos de braços
- tendus frente e lado
- tendu com degagé
- transferência de peso, com pernas esticadas, depois com plié
- glissado simples: decompostao, avançar sem saltar
- soubresaut na 1ª. 2ª, 3ª posições
- changement na 3ª posição
- pas de valse
- pas de Chat simples
- detournié
Atividades extras:
- danças variadas
- criatividade / improvisação
- interpretação / mímica
- expressão
- ritmo / musicalidade
- recreação
Conteúdos programados dos Ballet
*En dehor e en dedans
*Postura, alongamento e elasticidade
*Colocação de frente para a barra, na direcção da barra e no centro
*Posição dos pés e dos braços da 1ª á 5ª posições
*Passos elementares: andar, correr, trotes, galopes, saltar e etc
*Port de Brás elementares
*Pliés e grand pliés em todas as posições, de frente para a barra na direção da barra e no centro
*Battement tendus devant, à la seconde e derrière de frente para a barra, na direção da barra e no centro
*Battement fondus devant, à la seconde e derrière de frente para a barra, na direção da barra e no centro
*Battement jetés devant, à la seconde e derrière de frente para a barra, na direção da barra e no centro
*Grand battement devant, à la seconde e derrière no chão, de frente para a barra,na direção da barra e no centro
*Demi- ronde jambe à terre e en l´air de frente para a barra, na direção da barra e no centro
*Ronde jambe à terre e en l´air de frente para a barra, na direção da barra e no centro
*Retirés na barra e no centro
*Relevé lent
*Sautés em todas as posições de frente para a barra e no centro
*Soubresaut e changement na barra e no centro
*Echappés sautes em 2ª e 4ª posição de frente para a barra e no centro
*Petit jétes devant e derrière
*Rises em todas as posições de frente para a barra, na direção da barra e no centro
*Chassé, temp lié e temp leve
*Arabesque de frente para a barra, na direção da barra e no centro
*Developpé de frente para a barra, na direção da barra e no centro
*Ballancé
*Assemblé de frente para a barra, na direção da barra e no centro
*Pas de bourré de frente para a barra e no centro
*Pas de chat de frente para a barra e no centro
*Glissades de frente para a barra e no centro
*Sissones no centro
*Reverencia.
Passos para a aula de Baby Class
*Demi Plie
*Posição dos pés
* Posição dos braços
*Petit battement tendu
*Glissade
*Eleve e Releve
*Sauté
*Echappé sauté
* Pás de bourré
*Pás de valse
*Temps lié
* Pás de chat
* Degagé
*Borboletinha
*Reverencia
Alongamento e Flexibilidade do corpo
*Sapinho
*coelhinho
*Estrelinha pisca-pisca
*Marchig
*Skipping
*Poney Trots
*Boneca
*Pas de Polka
* Galopes
*Tesourinha
*Chassés
*Andada na meia-ponta
*Chassé demi tour
*Soldadinho
Exercícios de aquecimento e flexibilidade na Aula de Ballet Baby Clas
Borboletinha: Sola do pé contra sola do pé, abrir e fechar as pernas como se fosse balançar das asas. Beijar cada hora uma asinha, brincando assim, ela está cansada de tanto voar e depois os pezinhos com a mão na frente dos pés.
Florzinha: As mãos formando uma flor, que se fecha, cai suavemente e forma outra flor. Exercício bom para dar suavidade às mãos. Brincar de fazer florzinhas!
Folhinha: A mão do alto da cabeça deverá descer bem lentamente até o chão como se fosse uma folhinha que cai de cima de uma árvore, leve e suave.
Cabeça: Exercitar as diversas maneiras de se colocar a cabeça: frente, atrás, para baixo, virada e inclinada.
Ombros: Movimentar os ombros juntos e separados para cima e para baixo e rotação.
Barquinho: sentado de pernas cruzadas de frente para outra criança na mesma posição e cada hora uma vai para trás e para frente, como um barquinho navegando.
Vovó e Bailarina: Costas retas e relaxadas, para treinar a posição correta das costas. Postura Bailarina.
Caixa de bombom: O aluno se alongando o máximo para cima para pegar uma caixa de bombom imaginário que está bem no alto de uma prateleira. Porém, a caixa cai bem na frente do nosso corpo e o aluno deverá então se alongar horizontalmente para pegar a tal caixa. Um bom trabalho de alongamento.
Pequena e grande: Todo encolhido abraçando as pernas e se abrindo em seguida com braços e pernas bem abertos. Trabalho de contração e expansão.
Pé de bonece e pé de bailarina : Pés flexionados e pés esticados, alternando.
Bicicleta: movimentos de pedalar uma bicicleta. Quando feito no chão, trabalha a musculatura abdominal.
Estrela: deitado com braços e pernas bem abertos como se fosse uma estrela. Ao comando do professor, encolher-se todo para o lado direito e depois para o esquerdo, abraçando as pernas e colocando a cabeça nos joelhos.
Andar com os calcanhares: segurando as pontas dos pés ir andando com os calcanhares até esticar as pernas, sem soltar as mãos dos pés. Depois beijar os joelhos esticados. Trabalhar a flexibilidade, cada um no seu limite.
Recursos Didáticos – Brincadeira é coisa séria!
A brincadeira deve ser valorizada pois é através dela que se constrói os conceitos lógicos-matemáticos: quantidade, tamanho, distância, etc.
A brincadeira diverte e educa através de jogos, dancinhas, concursos, grupinhos, histórias, etc.
1-Técnica
Significa fazer bem feito o que aprendeu, libertando energia física e emocional. Deve ser considerada em último plano, pois é conseqüência do trabalho de base. Deve ser exigida somente a partir dos 9 anos mais ou menos.
2-Esquema corporal
Ensinar as diferenças e a importância de cada parte do corpo, explicando que podemos mexer com os dedos sem mexer com as mãos etc.
Ex: – as crianças sentadas no chão deverão mexer com cada parte de seu corpo independentemente, começando pelos dedos dos pés e ir subindo até tomar todo o corpo.
3-Ritmo/Musicalidade
Cada criança tem um ritmo próprio que dever ser respeitado. O professor deve despertar a musicalidade utilizando a música durante as brincadeiras.
Ex: – em roda, o professor cria um ritmo com palmas ou percussão e os alunos devem copiar o mesmo ritmo.
- dançar de acordo com as músicas propostas: valsa, samba, rock, twist. Lambada, clássico, etc.
4-Espaço
Explorar todos os espaço da sala de aula, saber as várias direções: frente, lado, trás, diagonal; explorar também os planos: alto, médio e baixo e direita e esquerda.
Ex: – andar, correr ou fazer movimentos nas diversas direções da sala e nas diversas direções do corpo, movimentos ou poses nos 3 níveis.
5-Reflexo
Atividades: as crianças dançam ao ritmo da música. Quando esta parar, o aluno deve fazer o que o professor mandar como saltar, agachar, fazer pose, imitar bichos, a brincadeira do vivo ou morto cabe muito bem!
6-Improvisação em grupos
Ensina a criança a respeitar sua hora, seus direitos e deveres. É hora do professor separar as crianças muito amigas, unir quem precisar de um entrosamento maior com os colegas e dividir as lideranças.
Ex: – representar histórias com mímicas em grupo para os outros grupos adivinharem: circo, piquenique, festa de aniversário, etc.
- fazer de conta que andam em cima das nuvens, fogo, calor, raiva, medo, alegria, tristeza, sono, etc.
7-Criatividade
A criança de receber uma motivação muito grande para criar e transmitir o que quiser e o que sentir, sem limites e barreiras. Isto é essencial ao seu desenvolvimento psicossocial.
Ex: – chefe: um aluno cria um movimento no ritmo da música e todos copiam em roda.
8-Memória
Um aluno cria um movimento qualquer e outro copia e acrescenta mais um e assim sucessivamente. Bom treino para memorização de coreografia.
9-Destreza
Duas filas separadas, trabalhar a competição.
Ex: – quem chega primeiro: andando agachado, nos calcanhares, como gigante, saltando como coelho, rolando, marchando, etc.
10-Outras brincadeiras
- passa o lenço ou corre-cutia
- lençol: equilibrar uma bola em cima de um lençol grande esticado e fazer vários movimentos ao mesmo tempo.
- desfile de modas
- letras do alfabeto com o corpo
\0
...