Imitação De Adulto
Artigo: Imitação De Adulto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neuma • 26/7/2014 • 297 Palavras (2 Páginas) • 496 Visualizações
Quando uma criança imita um adulto, pondera Vygotsky (2000), ela pode estar apreendendo o comportamento desse adulto a ponto 4
de reproduzi-lo. A interação da criança com um adulto tem elevada importância no tocante à simbolização, ou seja, na atribuição de significado a um gesto comunicativo. Nisto, a linguagem é de fundamental importância.
Como argumentam Kostiuk, (1977) e Leontiev (1978), a criação ou o ato criativo, necessita de dois componentes aparentemente antagônicos mas, na verdade, complementares: o conhecimento da realidade e a capacidade de fantasiar. Nesse sentido, a análise do ato de brincar é de elevada importância, uma vez que tanto a experimentação da realidade como a fantasia estão presentes no referido ato.
O brincar tanto é um modo de exploração da realidade quanto de domínio dela; é o modo de aprender o potencial do material com que se brinca e suas limitações, bem como as próprias capacidades e limitações da criança. É também um meio de aprender a distinguir entre o simbólico e o real. A criança tem consciência de que brincar é ‘fingir’. A criancinha que faz bolos de areia as vezes tenta comê-los ou os oferece aos outros: são bolos de ‘faz-de-conta’. Na criança normal isso não inibirá o seu brincar. Ela usufruirá a satisfação de expressar sua fantasia de ser a mãe ou pai cozinheiro e o prazer de ter na realidade feito um objeto novo e atrativo. Seu brincar pode então tornar-se cada vez mais imaginativo: explorar o que mais pode ser feito com a areia e representado por ela – areia que não é na realidade um bolo e que pode, portanto, ser usada de muitos modos diferentes (SEGAL, 1993, p.110).
MELLO, L.; VALLE, E. O brinquedo e Brincar no Desenvolvimento Infantil. Psicologia Argumento, Curitiba, V.23, nº 40, p.43 – 48, Janeiro/Março 2005.
...