Jornada Do Herói
Casos: Jornada Do Herói. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hcattonar • 28/11/2014 • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 386 Visualizações
A Jornada do Herói". Você já conhecia essa expressão? É nada mais nada menos do que uma convenção, um paradigma literário identificado em diversas narrativas e que, diga-se de passagem, tem funcionado muito bem na ficção fantástica, pois auxilia muitos escritores na construção de uma trama emocionalmente, envolvente e verossímil.
Joseph Campbell, em seu livro O Herói de Mil Faces (Cultrix/Pensamento), nos apresenta 12 Passos pelos quais a Jornada do Herói se sucede, além de se embasar na psicanálise para justificar a verossimilhança desse modelo. Ou seja, em que ele se assemelharia à nossa vida, a ponto de nos prender pela empatia. Vamos ver que passos são esses.
Usarei o mesmo exemplo que James McSIll (Interlúdio) apresentou certa vez durante um de seus cursos: O livro O Hobbit (J. R. R. Tolkien). Mas, usarei também um segundo exemplo, uma série que nos acompanhará ao longo de grande parte das nossas colunas semanais. Neste caso, o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal (J. K. Rowlling).
Passo 1 – Mundo Comum.
O herói é apresentado em seu dia-a-dia.
Exemplo1: A história de O Hobbit começa com a apresentação do Condado e de Bilbo em sua toca-casa. Ou seja, a caracterização do personagem dentro de um ambiente normal para ele e para o seu mundo.
Exemplo2: Em Harry Potter, Harry nos é apresentando em sua vida comum, como um garoto morador de um porão debaixo da escada. Ele convive com os seu primo e tios malucos.
Passo 2 – Chamado à aventura
A rotina do herói é quebrada por algo inesperado, insólito ou incomum.
Exemplo1: Gandalf, o mago, aparece na porta de Bilbo e o convida para participar de uma aventura.
Exemplo2: Harry recebe uma avalanche de cartas trazidas por corujas, convidando-o a estudar em Hogwarts.
Passo 3 – Recusa ao chamado
Como já diz o próprio título da etapa, nosso herói não quer se envolver e prefere continuar sua vidinha.
Exemplo1: Bilbo recusa o convite de Gandalf, pois “não era respeitável para um hobbit sair em busca de aventuras”.
Exemplo2: O tio de Harry faz esse papel e o proíbe de ir para a escola de bruxos.
Passo 4 – Encontro com o Mentor
O encontro com o mentor pode ser tanto com alguém mais experiente ou com uma situação que o force a tomar uma decisão.
Exemplo1: Por influência de Gandalf e de instintos herdados de sua família, Bilbo decide participar da aventura.
Exemplo2: Harry recebe a visita de Hagrid, o meio-gigante responsável por, digamos, escoltar Harry até Hogwarts.
Passo 5 – Travessia do Umbral/ Limiar
Nessa fase, nosso herói decide ingressar num novo mundo. Sua decisão pode ser motivada por vários fatores, entre eles algo que o obrigue, mesmo que não seja essa a sua opção.
Exemplo1: Bilbo e seus companheiros de aventura se deparam com três trolls numa floresta. Bilbo, como ladrão “designado” pelo grupo, arrisca-se em descobrir mais sobre os trolls e até tenta roubá-los.
Exemplo2: Harry atravessa a parede do bar, que dá acesso ao mundo dos bruxos pelo beco diagonal.
Passo 6 – Testes, aliados e inimigos.
A maior parte da história se desenvolve nesse ponto. No mundo especial – fora do ambiente normal do herói – é que ele irá passará por testes, receberá ajuda (esperada ou inesperada) de aliados e terá que enfrentar os inimigos.
Exemplo1: A aventura de Bilbo continua. Ele passa por Valfenda, a terra dos elfos, atravessa as Montanhas Sombrias, a Floresta das Trevas e a Cidade do Vale.
Exemplo2: Passam-se os primeiros dias em que Harry está na sua nova escola, num mundo diferente. Faz amigos e inimigos e descobre sobre a existência da pedra filosofal.
Passo 7 – Aproximação do objetivo
O herói se aproxima do objetivo de sua missão, mas o nível de tensão aumenta e tudo fica indefinido.
Exemplo1: Bilbo chega, finalmente, à Montanha Solitária, o covil de Smaug, o dragão.
Exemplo2: Harry e seus amigos passam por Fofo, atravessam a sala de chaves, vencem o Xadrez de Bruxo. Harry encontra o Professor Quirrell e Voldermort.
Passo 8 – Provação máxima
É o auge da crise – precisa dizer mais?
Exemplo1:
...