LER/DORT
Trabalho Escolar: LER/DORT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 18/3/2015 • 222 Palavras (1 Páginas) • 575 Visualizações
Pesquisas mostram que as atividades ligadas ao setor de transporte rodoviário são de elevado risco à saúde física e mental do trabalhador. (WALDVOGEL, 1999). A LER (Lesões por Esforços Repetitivos) é a tradução de um termo internacional, criada para identificar um conjunto de doenças que atingem músculos, tendões, nervos e articulações, principalmente dos membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços e braços) e eventualmente membros inferiores e coluna vertebral (pescoço, coluna torácica e lombar), decorrentes de sobrecarga do sistema músculo-esquelético no trabalho. A sigla DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) também é a tradução de um termo internacional e tem sido adotada pelo INSS desde 1998. (EREST, 2008).
O desenvolvimento das LER/DORT é multicausal, sendo importante analisar os fatores de risco envolvidos direta ou indiretamente (DIARIO OFICIAL DA UNIÃO, 2003). Dentro das categorias de situação de risco, podem ser consideradas as causa físicas, que decorrem de uma vibração excessiva que podem ocorrer microlesões articulares. As causas mecânicas que é quando falta proteção, podendo ocorrer traumatismos em geral, e, por último, as ergonômicas, quando pelo planejamento inadequado do local de trabalho, geram posturas errôneas e esforços exagerados de membros superiores, inferiores e tronco (MEDSI, 2003). A LER/DORT nos tempos atuais constitui uma realidade dolorosa para milhares de trabalhadores, e consequentemente, vem gerando prejuízo e encargos por parte dos empregadores (MAGNAGO et al, 2010, p.192)
...