MICOLOGIA
Tese: MICOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pricharlete • 17/9/2013 • Tese • 1.890 Palavras (8 Páginas) • 963 Visualizações
1) O que é fungo?
R: Os fungos são um grupo de organismos eucarióticos, não móveis, com parede celular definida, sem clorofila, que se reproduzem através de esporos.
2) Qual a diferença entre célula fúngica e a célula animal e vegetal?
R: Células vegetais: Não sintetizam clorofila, não tem celulose na parede celular e não armazenam amido.
Células animais: Membrana celular – composta por glicoproteínas, lípidos e ergosterol (diferente das membranas dos mamíferos que contêm colesterol).
3) Quais as características gerais dos fungos?
R: A unidade estrutural básica é (quase sempre) a hifa. Elemento de dispersão é normalmente o esporo. Reservam glicogênio. A nutrição é heterotrófica por absorção (produzem enzimas que degradam o substrato orgânico e absorvem os nutrientes solúveis). A maioria é multicelular. Não móveis. Parede celular rígida contendo quitina. Crescimento indeterminado. Foram considerados plantas degeneradas.
Número de espécies fúngicas:
– patogênicas: (cerca de 200)
– não-patogênicas: (conhecidas cerca de 70.000)
– (estimado em até 1,5 milhão)
O crescimento do micélio é: Centrífugo em todas as direções; Sempre apical ou lateral; Acumulação de vesículas derivadas do RE no ápice das hifas (com enzimas que degradam a parede antiga e sintetizam os novos componentes da parede)
Em relação à decomposição: Possuem grande variedade de enzimas, destroem quase tudo, havendo muitas espécies no solo e na água (inclusive na salgada).
4) O que são hifas? Para que servem?
R: São filamentos tubulares ramificados, com crescimento apical, formam uma rede chamada de micélio. Além de fixação ao substrato, as hifas têm as funções de reprodução e digestão extracelular, as hifas liberam através da sua parede celular as enzimas necessárias à degradação dos carboidratos e absorvem os glícideos necessários ao seu metabolismo. No caso das micorizas e dos fungos parasitas, as hifas invadem os tecidos das raizes ou dos hospedeiros cumprindo um papel semelhante.
5) Os fungos podem formar 02 tipos de colônias. Quais?
R: As colônias leveduriformes são pastosas ou cremosas, formadas por microrganismos unicelulares que cumprem as funções vegetativas e reprodutivas.
As colônias filamentosas podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas; são constituídas fundamentalmente por elementos multicelulares em forma de tubo - as hifas.
6) O que é um fungo dimórfico?
R: Os fungos dimórficos são fungos que têm a capacidade de desenvolverem-se na forma filamentosa a 25ºC ou na forma leveduriforme a 37ºC, com possibilidade de reversão temperatura-dependente entre uma forma e outra.
7) Desenhar a célula fungica e descrever cada uma de suas partes.
R: Estrutura Geral da Célula Fúngica: Organismos eucarióticos;
Parede celular: - estrutura rígida proteção contra choques osmóticos; - composta basicamente de quitina, em alguns casos pode-se observar celulose.
Membrana Citoplasmática : - lipoprotéica; - circunda o citoplasma; - barreira semipermeável; - proteção hidrofóbica e hidrofílica.
Citoplasma - Núcleo;
Nucléolo rico em RNA;
Ribossomos composto de RNA e proteínas; síntese proteica;
Mitocôndrias com DNA e ribossomos próprios;
Retículo endoplasmático;
Aparelho de Golgi reserva de metabólitos;
vacúolos reserva de glicogênio e lipídeos.
Hifas e Micélios. Hifas: - filamentos microscópicos e ramificados constituintes dos fungos - paredes constituídas basicamente por quitina; - podem ou não apresentar paredes transversais: Septadas : com um ou dois núcleos; Cenocíticas ou asseptadas: centenas de núcleos compartilhando um citoplasma comum. Micélio: conjunto de hifas de um fungo
8) Fale sobre o ciclo reprodutor geral dos fungos.
Ou
Reprodução assexuada: A maneira mais simples de um fungo filamentoso reproduzir-se assexuadamente é por fragmentação: um micélio fragmenta-se originando novos micélios. Exceções são as leveduras, como Saccharomyces cerevisae, que se reproduzem por brotamento, ou gemulação. Os brotos (gêmulas) normalmente separam-se da célula original, mas eventualmente podem permanecer grudados, formando cadeias de células.
Reprodução sexuada: Os zigomicetos, ascomicetos e basidiomicetos — apresentam processos de reprodução sexuada em que ocorre fusão de núcleos celulares haplóides, com formação de zigotos diplóides. Estes dividem-se imediatamente por meiose (meiose zigótica) para formar células haploides, que se diferenciam em esporos.
Nos zigomicetos, os esporos resultantes dos processos sexuais recebem o nome de zigosporos; nos ascomicetos eles são chamados de ascósporos e, nos basidiomicetos, são chamados de basidiósporos. Tiveram origem a partir da meiose de um zigoto diplóide, diferenciando-os dos esporos que se formam assexuadamente.
9) Compare o nivel de reprodução dos Zigomicetos, ascomicetos e basidiomicetos.
R: Pode-se também estudar pelos slides, está mais resumido.
Ciclo sexual em zigomicetos A reprodução sexuada em zigomicetos tem início com a produção de um hormônio, o acido trisporico, por hifas compatíveis próximas. O hormônio faz com que as hifas emitam projeções que crescem uma em direção a outra ate se encontrarem. As extremidades das duas hifas que entram em contato, se isolam do resto do micélio pela formação de um septo transver¬sal e passam a constituir estruturas denominadas gametângios, que podem conter dezenas ou centenas de núcleos haplóides. Nas espécies homotalias, os gametângios podem formar-se pelo encontro de hifas do mesmo micélio ou de micélios distintos.
Ciclo sexual em ascomicetos O ciclo de vida de um ascomiceto tem inicio com a germinação de um esporo. Durante o desenvolvimento do micélio, formam-se
...