Meiose E Suas Fases
Dissertações: Meiose E Suas Fases. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 4625 • 8/11/2013 • 1.044 Palavras (5 Páginas) • 512 Visualizações
Toda espécie eucarionte com reprodução sexuada realiza o processo meiótico. Dependendo a fase do clico de vida em que ocorre, a meiose pode ser classificada em gamética, zigótica e espórica.
Meiose Gamética
Aqui acontece a formação de gametas. Essa meiose ocorre em certas algas e nos animais, inclusive no ser humano. Os indivíduos adultos na meiose gamética são diplóides. Os gametas formados por meiose são haplóides, e através da fecundação eles originam zigotos diplóides.
O ciclo em que a meiose é gamética denomina-se haplobionte diplonte. Haplobionte por que possui apenas um único tipo de individuo adulto no ciclo, e diplonte porque esse adulto é diploide.
Meiose Zigótica
Essa fase ocorre no zigoto, logo após sua fecundação pela união dos gametas. Esse tipo de meiose ocorre em algas, protozoários e fungos.
Os indivíduos adultos são haploides e formam gametas por mitose. Esses gametas se unem formando assim zigotos diploides, que em seguida sofrem a meiose e formam esporos haploides.
O ciclo em que a meiose é zigótica denomina-se haplobionte haplonte.
Meiose Espórica
Processo da formação de esporos. Ocorre em algas e em plantas.
Nas espécies que apresentam o ciclo por meiose espórica, existem dois tipos de indivíduos: os gametófitos haploides, que são produtores de gametas, e os esporófitos diploides, que produzem os esporos.
Esse ciclo é denominado haplodiplobionte.
Concluindo assim, ao todo, que a meiose pode ocorrer em diferentes momentos do clico de vida, dependendo da espécie de organismo.
O processo geral da meiose
A meiose consta de duas divisões celulares consecutivas, e cada uma delas é dividida em quatro fases.
Prófase II
Divisão I Metáfase II
Anáfase II
Telófase II
Meiose
Prófase II
Divisão II Metáfase II
Anáfase II
Telófase II
Nas prófases I e II ocorre condensação dos cromossomos; nas metáfases I e II os cromossomos se colocam na região equatorial e se ligam as fibras do fuso; nas anáfases I e II ocorre a migração dos cromossomos para pólos opostos; e nas telófases I e II há condensação dos cromossomos e formação dos núcleos-filhos nos pólos da célula.
A primeira divisão da meiose
PRÓFASE I
A prófase I da meiose é longa e completa. Nela ocorre o emparelhamento dos cromossomos homólogos e a troca de pedaços entre cromátides. A prófase I é dividida em cinco subfases:
Leptóteno
Zigóteno
Prófase da Meiose I Paquíteno
Diplóteno
Diacinese
A subfase do leptóteno é chamada assim devido aos cromossomos estarem na forma de fios muitos finos. Nessa fase tem inicio a condensação cromossômica.
A subfase de zigóteno é chamada assim devido ao processo de aproximação e ligação entre cromossomos homólogos. A sinapse cromossômica.
A subfase de paquíteno é chamada assim devido aos cromossomos terem assumido o aspecto de fios super grossos devido á condensação generalizada como ao emparelhamento dos homólogos.
No paquíteno, ocorrem frequentemente fraturas nas cromátides de cromossomos homólogos emparelhados, seguidas por solduras de reparação.
A subfase de diplóteno. Nela se observa que os cromossomos são constituídos por duas cromátides. É apenas no diplóteno que fica visível o fato de cada cromossomo estar duplicado. Cromátides homólogas podem estar cruzadas em determinados pontos, formando figuras em forma de X, que são denominadas quiasmas. Quiasmas é consequente direta de uma permutação cromossômica.
A subfase de diacinese tem esse nome devido ao porque os cromossomos homólogos continuam se separando um do outro. Com
...