Morfofisiologia - metodos contraceptivos
Por: WESLEY-MACHADO • 15/11/2015 • Artigo • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 325 Visualizações
UNIVERSIDADE UBERABA Licenciatura Ciências Biológicas PLANO DE AULA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E PLANEJAMENTO FAMILIAR Angélica Luciana Barbosa Soares Machado; Luciana Tolentina Alves Cruz; Marcia Maria de Souza; Wesley Machado Gomes
BELO HORIZONTE - MG SETEMBRO 2015 |
UNIVERSIDADE UBERABA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E PLANEJAMENTO FAMILIAR [pic 1] ....
BELO HORIZONTE - MG 2015 |
3 - Introdução
Este trabalho de um modo geral teve como objetivo debater conceitos sobre métodos contraceptivos e planejamento familiares estabelecer uma relação entre tais temas, a fim de contribuir à realidade dos envolvidos.
O professor ao planejar uma aula deve ter em mente, os conhecimentos prévios a serem trazidos pelos alunos e assim valorizá-los, considerando as nuances entre o saber, o ideal, o sonho e a realidade destes.
Traçou-se neste procedimentos metodológicos que façam o caminho do início, meio e fim do processo ensino-aprendizagem dos temas citados, estabelecendo uma interdisciplinariedade no curso, relacionando a disciplina em questão: Morfosiologia dos Seres Vivos e a disciplina: Espaço Pedagógico em Sala de Aula.
O objetivo maior do plano de aula elaborado é que os procedimentos de ensino-aprendizagem dos temas abordados alcançem a meta de desenvolver a aquisição de conhecimentos, crítica e diálogo entre os alunos.
4 - Plano de Aula
Escola: Sociedade e Educação em Saúde
Professores: Angélica Luciana Barbosa Soares Machado; Luciana Tolentina Alves Cruz; Marcia Maria de Souza; Wesley Machado Gomes
Período: Durante três aulas – 05, 06 e 07 de Outubro/2015
Ano: 1º ano do Ensino Médio
Disciplina: Biologia
Objetivos
- Apresentar os temas aos alunos como pertinentes a saúde humana;
- Conceituar métodos contraceptivos existentes;
- Descrever o conceito de planejamento familiar;
- Discutir a correlação entre planejamento familiar e violência;
- Ressaltar a importância de escolha de método contraceptivo como instrumento de planejamento familiar.
Conteúdos
De um modo geral, serão apresentados os tipos de métodos contraceptivos, a finalidade de cada um; analisaremos como as pessoas, homens e mulheres escolhem o método, bem como o acesso da população ao preservativo masculino e a pílula anticoncepcional, sendo estes o meios contraceptivos mais populares; Discutiremos a importância dos dois métodos contraceptivos citados para o planejamento familiar;
Quando o assunto sobre métodos anticoncepcionais é abordado, devemos deixar claro que, não existe um método padrão para todos, pois cada caso, cada indivíduo, está apto ou não a utilizar o método que melhor o satisfará e melhor se adaptará à sua realidade e anseios. Existem vários métodos contraceptivos que têm seus efeitos e eficácias conforme sua utilização correta. Deve-se considerar também o efeito colateral que cada um pode acometer o usuário.
O poder de atração dos métodos contraceptivos vai varia muito de pessoa para pessoa. A melhor forma de se escolher um método contraceptivo, sempre está amparada por um bom diálogo entre os parceiros, o consenso entre ambos deve ser o ponto chave para que o método contraceptivo dê certo e traga conforto e segurança para o casal.
Os métodos contraceptivos: camisinha e pílula são os mais acessíveis à população, por fazer parte de programas de prevenção do Ministério da Saúde. Há a distribuição gratuita destes nos postos de saúde e farmácias populares. Estes dois métodos são os mais frequentemente e mais fáceis de ser abordados e oferecidos aos adolescentes. Mas sempre lembrando que cada indivíduo deve e precisa ter sua individualidade e seu direito de escolher o método que melhor lhe convier. É muito importante que seja colocado e bem explicitado todas as outras formas de métodos contraceptivos existentes e seus riscos assim como sua eficácia e segurança. Existe um documento muito importante e que deve fazer parte da rotina do profissional de saúde que está ligado à saúde familiar e planejamento familiar que é o Critério Médicos de Elegibilidade (CME) para uso de métodos anticoncepcionais, que foi desenvolvido preparado pela Organização Mundial de Saúde e é atualizado periodicamente. Neste documento pode ser encontrada uma lista de todas as doenças e ou condições médicas que poderia ter uma mulher e que poderiam fazer que não fosse recomendável usar um determinado método e também para que o profissional de saúde tenha como checar quando uma mulher apresentar alguma doença e se a doença aparece em alguma categoria que o método escolhido não possa ser utilizado.
...