O Ato De Brincar
Exames: O Ato De Brincar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neiatha • 5/10/2013 • 3.941 Palavras (16 Páginas) • 790 Visualizações
o ato de brincar
mostra que desperta a imaginação, a criatividade, a
fantasia, o desenvolvimento motor, a interação social, a produção de cultura, o
aprendizado de regras, etc. são algumas das possibilidades que a brincadeira oferece,
comprovando a real importância dessa prática, independente das condições que se
apresentem no ambiente Vigotsky (1984, apud WAJSKOP, 2007), afirma que, é na brincadeira que a
criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de
sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência. Dessa forma
propor soluções e resolver problemas.
O brincar vai desde a sua prática livre até uma atividade dirigida, com regras e
normas. Os jogos são ótimos para desenvolver o raciocínio lógico, e também para o
desenvolvimento físico, motor, social e cognitivo, e atualmente a aplicação desta nova
maneira de transmissão de conhecimento é até mais fácil pelos recursos e metodologias
disponíveis para o professor.
Apesar da visão renovada das possibilidades de utilização dos jogos na escola, o
jogo ainda está muito distante de ser integrado realmente como recurso e metodologia.
Em geral, o uso dos jogos no cotidiano escolar se restringe a atividades extremamente
dirigidas, que contribuem muito pouco para o desenvolvimento da autonomia, da
criatividade e da produção de cultura.
.
brincadeira
jogos das cores
indicado:as criancas:3 a6 anos
preparação:
OBEJETOS GRANDES E COLORIDOS (CORES PRIMARIAS) DUAS bolas,uma grande e outa pequena,cubo cartão, pedaço de pano, folha de papel,etc.
Desenvolvimento:
coloque os objetos em exposição sobre a mesa para serem examinados pelas as criançase, após um minuto de observação, guarda- os num saco, tendo chamado a atenção principalmente para a cor. A seguir, nomeia um dosobjetos e desigina um aluno para dizer de que ele é tendo direito apenas a uma tentativa.
objetivo: atenção,memorização,
brinquedo
Bimboque
indicado : para todos as idades
material utilizado:
reciclavel guarrafa pet
tampinhas
barbante
retalhos de e.v.a
um brinquedo facil de fazer, fazendo que a criança desperte a criatividade,a imaginação.brincadando auxilia na coordenação motoro,e concentração.
JOgo
bingo de figuras geometricas
indicação : crianças 4 a6 anos
Material utilizado
Retalhos de e.v.a
sementes ou tampinhas para marcar
como jogar:
o responsavel distribui as cartelas podendo ser individual ou em pequenos grupos.apos isto inicia o jogo ,dirando de um saco as figuras falando e apresentando a mesma paraa turma.
este jogo auxilia na concentração, atenção, coooperação, e a primoro o conceitode das formas e cores.
jogo da velha
indicado para crianças apartir de 4 anos
material usado
tampinhas de garrafa pet
retalhos de eva
cola colorida
como jogar: um de cada vez vai colocando as peças com o objetivode formar um trio em linha reta ou diagonal. este ajuda na atenção.
o ato de brincar
mostra que desperta a imaginação, a criatividade, a
fantasia, o desenvolvimento motor, a interação social, a produção de cultura, o
aprendizado de regras, etc. são algumas das possibilidades que a brincadeira oferece,
comprovando a real importância dessa prática, independente das condições que se
apresentem no ambiente Vigotsky (1984, apud WAJSKOP, 2007), afirma que, é na brincadeira que a
criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de
sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência. Dessa forma
propor soluções e resolver problemas.
O brincar vai desde a sua prática livre até uma atividade dirigida, com regras e
normas. Os jogos são ótimos para desenvolver o raciocínio lógico, e também para o
desenvolvimento físico, motor, social e cognitivo, e atualmente a aplicação desta nova
maneira de transmissão de conhecimento é até mais fácil pelos recursos e metodologias
disponíveis para o professor.
Apesar da visão renovada das possibilidades de utilização dos jogos na escola, o
jogo ainda está muito distante de ser integrado realmente como recurso e metodologia.
Em geral, o uso dos jogos no cotidiano escolar se restringe a atividades extremamente
dirigidas, que contribuem muito pouco para o desenvolvimento
...