O Lúdico e o ato de brincar no desenvolvimento da criança de forma global e no contexto escolar
Por: Condrasisen • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 652 Palavras (3 Páginas) • 419 Visualizações
O lúdico e o ato de brincar no desenvolvimento da criança de forma global e no contexto escolar.
O brincar é um meio de comunicação e expressão, se caracteriza como a linguagem da criança, é uma das formas mais comuns do comportamento humano, principalmente durante a infância, pois significa uma atividade social com conjunção cultural e por ser uma atividade espontânea e natural cuja criança usa a imaginação, a exploração e a fantasia para interagir como o “faz de conta”, por exemplo, ela aprende a ter responsabilidades sobre os seus atos, a conviver com outros valores, costumes e culturas que a cerca para a produção de novas possibilidades, que favorecem a aprendizagem. Portanto o brincar por si só já se torna um processo de envolvimento, movimento e consequentemente se transforma em desenvolvimento físico e mental, o brincar enriquece a criança na compreensão do mundo, induz a criatividade por esse motivo o brincar é fundamental.
O principal objetivo do brincar é proporcionar as crianças reflexões sobre o lúdico do indivíduo, nos aspectos pessoal, social, cultural, emocional e moral facilitando os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento, é brincando que a criança tem os primeiros contatos com regras e assim desenvolve questões imprescindíveis como à adaptação a limites, a ser mais paciente a cooperação dentro de um grupo social, e expressam sentimentos que muitas vezes não sabem verbaliza-los. Ao impor desafios através de jogos e brincadeiras a criança fantasia a vida real através da imitação onde é possível vivenciar vitórias e derrotas com naturalidade. Além de mostrar os desafios, o brincar traz satisfação à criança por se sentir ativa e participante.
A oportunidade de a criança experimentar, pensar, julgar, criar, se comunicar, imaginar e lidar com os sentimentos como amor e medo e assim espontaneamente passando a entender melhor seu meio e a si mesma e se perceber interagindo com regras sociais e morais.
Deste modo a ludicidade tem tomado cada vez mais espaço na educação, por ter uma profunda ligação com a essência da infância, o que possibilita uma maior integração, o que ocasiona uma maior margem de êxito no aprimoramento do conhecimento e aprendizagem.
A brincadeira por estar centrada no prazer desperta a sensação de bem estar , funciona como uma fuga das emoções negativas , ajudando a criança a lidar com esses sentimentos ,sem ao menos que elas percebam que há um trabalho sendo feito ali, ou que ela esta aprendendo muito naquele momento. Brincando a criança aprende a lidar com o mundo, forja a sua personalidade e expõem seus valores e costumes, por ser uma característica humana o prazer em brincar e de se utilizar do lúdico para trazer harmonia ao meio que se esta inserida. Huizinga ( apud Venâncio e Freire, 2005).
No brincar de uma criança é o melhor momento para a observação e a avaliação do professor, sobre sua personalidade e particularidades porque é brincando que as crianças se tornam mais criativas, espontâneas e receptivas se apresentam livres para expressar suas vivências, seu cotidiano escolar ou familiar. Estão dispostas a ceder e entender mais as regras sociais e morais.
Por todos esses aspectos que o brincar é algo essencial para o desenvolvimento infantil saudável. O brincar
...