O BIO MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA UTILIZANDO O ENSAIO DE MICRONÚCLEO
Por: christina13 • 1/3/2018 • Monografia • 6.393 Palavras (26 Páginas) • 312 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO
UNICERP
Graduação em Ciências Biológicas
BIOMONITORAMENTO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA UTILIZANDO O ENSAIO DE MICRONÚCLEO EM Tradescantia pallida cv. purpúrea (Rose) D.R. Hunt (Commeliaceae)
Christina Pereira Santos
PATROCÍNIO - MG
2015
CHRISTINA PEREIRA SANTOS
BIOMONITORAMENTO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA UTILIZANDO O ENSAIO DE MICRONÚCLEO EM Tradescantia pallida cv. (Rose) D.R. Hunt (Commeliaceae)
Trabalho de conclusão de curso apresentado como exigência parcial para obtenção do grau de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio-MG.
Orientadora: Profª. Drª. Lílian Cristina Barbosa.
PATROCINIO – MG
2015
[pic 1]
Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Curso de Graduação em Ciências Biológicas
Trabalho de conclusão de curso intitulado “Biomonitoramento da poluição atmosférica utilizando o ensaio de micronúcleo em Tradescantia pallida cv. purpúrea (Rose) D.R. Hunt (Commeliaceae)”, de autoria da graduanda Christina Pereira Santos, aprovada pela banca examinadora constituída pelos seguintes professores:
___________________________________________________
Prof.ª Dra. Lílian Cristina Barbosa – Orientadora
Instituição: UNICERP
___________________________________________________
Prof. Dr. Wagner Antônio Bernardes
Instituição: UNICERP
___________________________________________________
Prof. Esp. Peter Munhos Frey
Instituição: UNICERP
Data da aprovação:
Patrocínio, 30 de Novembro de 2015
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, pela oportunidade, força e perseverança com a qual me abençoou ao longo dessa trajetória (e das outras que estarão por vir).
À Profa. Dra. Lílian Cristina Barbosa, orientadora e mestra, por sempre acreditar no meu potencial e pela oportunidade de desfrutar do seu conhecimento e apoio para a realização desse trabalho. Espelho-me em você.
Ao Prof. Dr. Wagner Antônio Bernardes, pelas diversas vezes em que se disponibilizou para o esclarecimento de dúvidas e auxilio técnico para o bom andamento do estudo em questão e de outros mais. Seja sempre esse Grande Professor, obrigada.
À Profa. Rosângela Oliveira de Araújo, que me introduziu em um novo mundo de maneira tão prazerosa e cativante. Ensinou-me que as plantas são muito mais extraordinárias do que aparentam ser. Obrigada.
Aos demais professores pela oportunidade de poder desfrutar de seu conhecimento, amizade e companhia ao longo dessa jornada. Aos amigos de classe pelo companheirismo, ajuda e força nos bons e maus momentos e em especial à Laira e Yasmin por terem sido sempre como duas irmãs. Vocês todos foram muito importantes.
À minha mãe que lá do céu continua a zelar por mim e por meu filho. Você é a melhor mãe que alguém poderia ter.
Ao meu filho, fonte de alegria e orgulho, pela paciência e abnegação nas diversas noites em que não pudemos desfrutar da companhia um do outro. A mãe te ama.
Ao meu segundo anjo da guarda, namorado, companheiro e amigo Cristiano, pelo apoio, zelo, motivação e paciência em ter sempre a companheira ausente. Você é um homem em mil.
À todas as pessoas que direta ou indiretamente auxiliaram na minha formação o meu muito obrigada.
“A natureza achará uma solução para a poluição causada pela civilização. A questão que
permanece é se os seres huma-
nos estão incluídos ou não”
Mikail Gorbachev.
RESUMO
A poluição atmosférica, cada vez mais presente nos centros urbanos, passou a ser motivo de preocupação em decorrência dos efeitos nocivos que a mesma pode causar aos seres vivos. O biomonitoramento é uma ferramenta importante na avaliação da qualidade do ar atmosférico, sendo seu uso eficaz, rápido, prático e de baixo custo. Dentre as espécies utilizadas no biomonitoramento, temos a espécie vegetal Tradescantia pallida cv. purpúrea (Rose) D.R. Hunt. Através do Teste do Micronúcleo verificamos a presença de efeitos genotóxicos. Este bioensaio se baseia na formação de micronúcleos resultantes da quebra cromossômica ocorrida durante a meiose das células-mãe do grão de pólen encontrado nas inflorescências de Tradescantia pallida. Este teste foi utilizado para qualificar o potencial mutagênico presente na atmosfera em dois locais distintos: o primeiro local foi a Praça Padre Eustáquio próximo à antiga rodoviária municipal, ponto de acesso para a saída do município, indo em direção à cidade de São Gotardo, o segundo local foi a Praça Santa Cruz, ponto central da cidade, por onde transitam vários veículos durante toda a semana. Para o controle negativo foram expostos vasos contendo a espécie T.pallida em um bairro residencial, afastado do centro da cidade, com baixo fluxo veicular e ausência de indústrias nas proximidades. Durante o período de cinco meses, a cada mês de exposição as inflorescências foram coletadas e fixadas por 24h em Solução Carnoy. Após esse período foram armazenadas em etanol 70% sob refrigeração até o momento da montagem das lâminas. As inflorescências foram submetidas à maceração juntamente com o corante carmim acético e, posteriormente, foi quantificado o número de micronúcleos em 300 tétrades para cada lâmina. Foram confeccionadas 9 lâminas mensais, sendo 3 de cada local de estudo, ao longo dos cinco meses de avaliação. As respectivas médias e desvio padrão encontrados foram: Ponto 1 (2,31±1,19) , Ponto 2 (1,13±0,45) e Controle (0,73±0,51). Através do teste de Tukey, foi possível encontrar uma diferença estatisticamente significativa entre o Ponto 1 e o Controle (p< 0,05), indicando a presença de agentes genotóxicos na atmosfera local e demonstrando a eficiência do bioinsaio de Micronúcleo em Tradescantia( Trad- MCN). O presente estudo contribuiu para mostrar a importância do biomonitoramento da qualidade do ar no município de Ibiá-MG e propõem a busca de medidas alternativas para minimizar os efeitos da poluição nos pontos de amostragem. O presente estudo contribuiu para mostrar a importância do biomonitoramento da qualidade do ar no município de Ibiá-MG e propõem a busca de medidas alternativas para minimizar os efeitos da poluição nos pontos de amostragem.
...