O Que é Epidemia
Por: Ozzy1234 • 17/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 688 Palavras (3 Páginas) • 156 Visualizações
O que é epidemia
Epidemia é a propagação de uma doença infecciosa, que surge rapidamente em determinada localidade ou em grandes regiões e ataca ao mesmo tempo um grande número de pessoas.
Os principais responsáveis por provocar as epidemias são as bactérias, vírus e microorganismos.
As epidemias geralmente ocorrem quando uma determinada população entra em contato pela primeira vez com algum agente causador (vírus, bactérias). A propagação ocorre rapidamente pois o sistema imunológico das pessoas não esta preparado para combater a doença, fazendo várias vítimas.
O número de casos indicativos da presença de uma epidemia devido a um agente transmissível varia de acordo com o agente, dimensão, tipo e estado imunitário da população exposta, experiência ou falta de experiência prévia com o agente responsável e com o tempo, local, forma de ocorrência e seu comportamento na população.
Doenças epidemicas
Diversas doenças já assolaram a humanidade, como por exemplo a peste bulbônica, mais conhecida como “peste negra”, que devastou um terço da população da Baixa Idade Média. A doença deu-se através de ratos e, principalmente, pulgas infectadas que acabavam entrando em contato com as pessoas por picadas.
A gripe aviária se alastrou por uma população de frangos e acabou contaminando humanos em Hong Kong.
A malária é uma das mais graves epidemias, denominada uma doença tropical, que tem como sintoma a destruição de glóbulos vermelhos do sangue.
Diversas doenças epidêmicas se tornaram pandêmicas, como por exemplo, a AIDS que primeiramente foi considerada uma epidemia, mas se alastrou ao redor do mundo e agora é considerada uma pandemia.
Campanhas de vacinação em massa são importantes para evitar epidemias, exceto a malária, que não possui vacinação contra a doença.
Dengue
A dengue é a principal epidemia na atualidade, a crise é a maior já vista no Brasil. Mais de 100 mil pessoas já contraíram o vírus da dengue em 2015. Normalmente, as pessoas infectadas com o vírus da dengue são assintomáticas ou apenas apresentam sintomas leves, como uma febre simples. Outros pacientes apresentam a doença de modo mais grave e uma pequena proporção tem risco de morte. O período de incubação (tempo entre a exposição e o aparecimento dos sintomas) varia de 3 a 14 dias, mas na maioria das vezes é de 4 a 7 dias.
Diversos fatores podem explicar a propagação do vírus, como por exemplo, a crise hídrica que afetou principalmente o estado de São Paulo fez com que as pessoas armazenassem água de maneira inadequada, o que acarreta na existência de água parada que é o ambiente principal para a reprodução do mosquito da dengue (Aedes aegypti). O mal planejamento de esgoto e urbanização descontrolada facilita o surgimento de uma epidemia de dengue. A falta de recursos humanos e financeiros vem resultando na falta de programas para a erradicação da doença. Países como o Brasil recorrem a medidas de emergência para combater a doença. Raramente são implantadas medidas para prevenir futuras epidemias. Portanto, não é de se surpreender que o País esteja passando por mais uma crise no âmbito de saúde pública.
...