O RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR
Por: 00599841125 • 24/7/2020 • Trabalho acadêmico • 2.536 Palavras (11 Páginas) • 194 Visualizações
GUILHERME WICK
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR
Teste de toxicidade subcrônica
Relatório apresentado ao curso de Técnico em Biotecnologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, como exigência parcial para a aprovação no Estagio Curricular, sob orientação do professor (Tatiane Francielle Chupel).
LUCAS DO RIO VERDE
2020
FOLHA DE APROVAÇÃO
Nome do Discente: Guilherme Wick
Data da Apresentação:
Empresa Concedente do Estágio: UFMT - LABORATÓRIO DE FARMACOLOGIA
Carga Horaria realizada: 80H
Título do Relatório:
Membros da Banca Examinadora:
______________________________________
Nome completo
Discente
______________________________________
Nome completo
Orientador
______________________________________
Nome completo
Coordenador do Curso
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. APRESENTAÇÃO DA UNIDADE CONCEDENTE 4
3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 6
3.1 LIOFILIZAÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DE SOROCEA GUILLERMINIANA 7
3.2 IDENTIFICAÇÃO E SEPARAÇÃO DAS COBAIAS 8
3.3 PREPARAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO EASg 9
4. MENSURAÇÃO DA QUANTIDADE DE FEZES E URINA EXCRETADAS. 11
5. HIGIENIZAÇÃO DAS GAIOLAS METABÓLICAS 12
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
- INTRODUÇÃO
O estágio curricular supervisionado é uma atividade capaz de estabelecer relação entre a parte teórica aprendida no desenvolvimento do curso técnico e a parte prática, desenvolvida em laboratórios universitários e empresariais, corroborando para a formação da identidade profissional do aluno e para seu aprendizado. Esta atividade oferece ao praticante a oportunidade de se autodescobrir profissionalmente, vivenciando e praticando habilidades essenciais para a formação do profissional. (EVANGELISTA; IVO, 2014).
As técnicas biotecnológicas evoluíram ao longo das duas últimas décadas, adquirindo um grande potencial de inovação na indústria farmacêutica por conta da maior compreensão de processos a nível molecular e aperfeiçoamento de técnicas artificiais, antes restritas a modelos naturais, possuindo técnicas que podem ser utilizadas para diversas aplicações na área da saúde, como vacinas terapêuticas e preventivas (REIS et al., 2010). Uma das principais áreas de estudo e aplicação da biotecnologia no âmbito da saúde são as plantas medicinais, que estimulam diversos pesquisadores a estudarem a efetividade terapêutica, toxidade, composição, possíveis aplicações e formulação de bioprodutos de origem vegetal.
As plantas medicinais são utilizadas desde os tempos antigos para diversos fins, como na prevenção, tratamento ou cura de doenças, o que faz com que sejam amplamente aplicadas na produção de medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais, a maioria destas plantas provem de uso e conhecimento tradicional, enraizadas na aplicação cotidiana de diferentes povos e culturas. Para que esses vegetais sejam considerados excepcionalmente seguros ao uso, são necessários diversos testes clínicos aos quais devem ser submetidos, para estabelecer o perfil de segurança necessário. (PAVAN et al., 2018).
A Sorocea guillerminiana, conhecida popularmente como “espinheira-santa-falsa”, é uma planta nativa e endêmica do Brasil, podendo ser encontrada no Cerrado e Mata Atlântica, utilizada popularmente para o tratamento de feridas, infecções, gastrite, doença renal e inflamações, através da infusão de suas folhas (FIGUEIREDO, 2018). Este experimento teve como objetivo avaliar a toxidade do extrato aquoso de S. guillerminiana em exposição única e diária de ratas a diferentes doses de EASg, durante 29 dias.
O teste de toxidade subcrônica é um dos procedimentos utilizados para avaliar a exposição prolongada In vivo a doses acumulativas, dispondo de cobaias experimentais, utilizando parâmetros anatômicos, hematológicos, histopatológicos e bioquímicos para classificação toxicológica da droga utilizada. (PAVAN et al., 2018).
É prevista a realização obrigatória do estágio curricular de, no mínimo, 80 horas para que haja a conclusão do Curso Técnico de Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado Lucas do Rio Verde, com o intuito da preparação acadêmica e profissional dos discentes. Este relatório tem por objetivo descrever as principais atividades desenvolvidas durante a realização do estágio no período de 10 dias (21 a 31/01/2019) no laboratório de Farmacologia de Produtos Naturais da Faculdade de Medicina da UFMT, localizado em Cuiabá – MT.
- APRESENTAÇÃO DA UNIDADE CONCEDENTE
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é uma entidade de ensino superior pública federal que possuí o objetivo de promover o ensino, a pesquisa e a extensão nos diferentes ramos do conhecimento, tendo posição de destaque entre as outras instituições federalistas do país. Foi criada e vinculada ao Ministério de Educação em 1970 de acordo com a lei N° 5.647. O campus central (figura 1) desta organização se encontra localizado na capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá, e possui outros 4 campi, localizados em Várzea Grande; Rondonópolis; Sinop e Araguaia, possui também 24 polos de EAD (educação a distância), oferece 106 cursos de graduação e 62 de pós-graduação (mestrado e doutorado), tornando-se assim, a mais abrangente instituição de ensino do estado de Mato Grosso. A instituição já formou cerca de 56 mil profissionais em seus 29 institutos e faculdades, acolhendo hoje mais de 34 mil alunos. (UFMT 2016).
...