O ROTEIRO TRANGÊNICOS
Por: VINIBK • 12/7/2017 • Trabalho acadêmico • 919 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
Roteiro transgênicos
identifique um organismo trangênico atualmente no mercado e discuta dois apectos da sua produção relacionada á nutrição.
Feijao transgênico – Transgênico 100% nacional, planta resistente ao vírus do mosaico dourado. É uma realidade, desde 2003 já esta disponível nas prateleiras dos mercados, através das marcas: quero, soyya, vigor, dona benta, união, sazon, dentre outras tantas.
O feijão tem alto valor nutritivo, rico em ferro, proteínas, cálcio, potássio, fosforo. Os transgênicos parece ser a solução dos problemas dos agricultores, os feijões geneticamente modificados são mais resistentes as pragas e doenças além de aumentar o valor nutritivo do feijoeiro. Há uma redução do uso de defensivos, sendo assim mais economicamente viável.
O feijão é um alimento básico para a população brasileira, constituindo-se em sua principal fonte de proteína vegetal. O consumo anual per capta é de 14 quilogramas. O teor de proteína das sementes varia de 20 a 33%, sendo também um alimento energético, contendo cerca de 340cal/ 100g.
O eterno companheiro do arroz na mesa do brasileiro é uma das principais fontes de proteína da população. Aliás, essa união provê todos os aminoácidos necessários aos gastos diários.
Em termos nutricionais, o pacote fornecido pelo arroz com feijão equivale ao disponível na carne vermelha. Conta a favor do feijão a biodisponibilidade de seus aminoácidos, entenda-se, a facilidade de aproveitamento pelo corpo, apontada pela nutricionista norka beatriz barruet, da embrapa.
O feijão ainda possui carboidratos complexos e fibras (contribuem com o sistema digestivo e promovem a sensação de saciedade ao organismo, algo que ajuda no controle do apetite e manutenção da forma e redução de peso), que ajudam a equilibrar as taxas de açúcar no sangue. Oferece fósforo ao corpo, mineral que compõe as membranas celulares do organismo, atua na contração de músculo e também exerce papel na constituição de dentes e ossos.
Outra de suas virtudes é o baixo teor de gordura e sódio. Graças a esse perfil ele é indicado para hipertensos e colabora na prevenção e tratamento de distúrbios cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer. Tambem contem ferro, ricamente nutritivo, esse transgênico é indispensável na dieta da população.
Exemplo de feijão transgênico
Feijão carioquinha
Ele entra no topo da lista dos tipos de feijão mais populares do Brasil, sendo o responsável por 85% das vendas do país. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), 100 g do feijão carioquinha trazem aproximadamente 77 calorias.
Tabela Nutricional
Porção de 100 g
- Calorias: 76,4
- Carboidratos: 13,6 g
- Proteínas: 4,8 g
- Gorduras saturadas: 0,1 g
- Gorduras monoinsaturadas: 0,1 g
- Gorduras poliinsaturadas: 0,3 g
- Fibra alimentar: 8,5 g
- Cálcio: 26,6 mg
- Manganês: 0,3 mg
- Fósforo: 86,9 mg
- Ferro: 1,3 mg
- Potássio: 254,6 mg
- Zinco: 0,7 mg
- Sódio: 1,8 mg
Referencia :
http://feijoeirotransgenico.blogspot.com.br/
http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio05/feijao.pdf
Http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/conheca-os-beneficios-do-feijao/598/# publicado em 18 de mai de 2013 por ana paula ferreira.
[pic 1]
Técnica de obtenção de um Transgênico
Identifique um gene de interesse para ser clonado em um organismo utilizado na alimentação humana ou de animais.
O alto índice de impacto da revista nature biotechnology (41.514) dá a dimensão da importância do contéudo do artigo nela publicado no dia 25 de abril. Pesquisadores do departamento de fitopatologia e do instituto de biotecnologia aplicado á agropecuária (bioagro) da UFV desenvolveram uma planta geneticamente modificada capaz de resistir á ferrugem asiática da soja, a principal doença da cultura no Brasil. Os pesquisadores foram buscar no feijão guandu o gene que a soja precisava para resistir ao fungo que causa prejuízos astronômicos á cultura mais importante para o agronegócio no país.
...