O Toque Terapeutico
Trabalho Escolar: O Toque Terapeutico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: enfermagemheha • 12/3/2015 • 1.128 Palavras (5 Páginas) • 382 Visualizações
1.INTRODUÇÃO
A Equipe de Saúde da Família apresenta-se como estratégia de reorganização da atenção à saúde, que se caracteriza por um modelo centrado no usuário, as equipes discutem acerca da necessidade de humanizar a assistência medico sanitária em nosso país, significa reconhecer as pessoas que buscam nos serviços de saúde a resposta de suas necessidade específica, como crenças e desejos.
A Estratégia de Saúde da Família proporciona um atendimento integral e contínuo a todos os membros de cada família independente da faixa etária, sexo e estado de saúde (Ministério da Saúde, 1994). A ESF propõe fazer o caminho inverso da medicina tradicionalista, ele vai ao encontro das pessoas, famílias, comunidades, possibilitando um rico movimento de ouvir suas necessidades e potenciais, tendo clareza da importância de organizar as demandas, com outro olhar: o olhar da vida!
Quanto essa estratégia entende-se que fortalece o movimento de descentralização da saúde baseada na concepção que as instituições de saúde devem oferecer cuidados de atenção básica na comunidade aproximando-se dos usuários, estendendo serviços para localidades onde não estão disponíveis e introduzindo a assistência domiciliar nos casos em que ela se faz necessário.
Faz avançar a concepção de descentralização de serviços essenciais realizados na comunidade, para de serviços que envolvem a comunidade.
O interesse por esta pesquisa surgiu dá vivência dos pesquisadores com o trabalho da equipe de saúde da família e do relato da experiência de outros profissionais á respeito das dificuldades que as equipes apresentam nas relações interpessoais entre os membros que compõem a equipe.
Diante destas dificuldades de relacionamento interpessoais resolvemos pesquisar os efeitos da massagem Shantala nas relações interpessoais de uma equipe de saúde da família. Visto que o toque é a linguagem dos sentidos, na qual podemos ser todos socializados, sendo capaz de ampliar nossa valorização do outro e do mundo em que vivemos, aprofundando nossa compreensão em relação a eles. As comunicações que transmitimos por meio do toque constituem o mais poderoso meio de criar relacionamentos humanos.
A massagem Shantala ajuda a conservar, melhorar ou reencontrar o pleno funcionamento do corpo humano. Observando o homem como um ser pensante, sensível, ativo e que necessita de estar em constante harmonia consigo e com o meio.Tornando-se assim feliz .
2.OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
Descrever os efeitos da massagem Shantala nas relações interpessoais numa Equipe de Saúde da Família.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Demonstrar aos profissionais a técnica da massagem;
Observar os efeitos da Shantala nas relações interpessoais da equipe;
Diminuir o nível de estresse dos profissionais através da massagem.
3. REFLEXÃO DA LITERATURA
A Estratégia de Saúde da Família é uma estratégia que foi criada desde janeiro 1994, a qual prioriza as ações de promoção, proteção e recuperação de saúde dos indivíduos e da família, do recém nascido ao idoso, sadios ou doentes, de forma integral e contínua. Elegendo como ponto central o estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso e de co-responsabilidade entre os profissionais de saúde e a população. Criado com característica substitutiva do modelo tradicional de assistência, que era orientado para a cura de doenças e no hospital. A assistência está centrada na família, entendida e percebida a partir de seu ambiente físico e social, possibilitando às Equipes de Saúde da Família uma compreensão ampliada do processo saúde-doença e da necessidade de intervenções que vão além das práticas curativas. (MS 1994).
A transformação do modelo assistencial do atendimento depende de todos os integrantes da equipe de saúde da família, da efetiva participação popular e decisão política. Todos os componentes integrantes da equipe, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde devem estar conscientes da responsabilidade e atribuições individuais e das responsabilidades do trabalho em grupo. O trabalho em equipe multiprofissional é necessário e a troca de informação é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade na atenção a saúde das famílias. Para a modificação expressiva do modelo assistencial e a garantia da humanização das relações entre esses componentes
...