Obesidade
Artigo: Obesidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maggessi • 2/6/2013 • 789 Palavras (4 Páginas) • 926 Visualizações
"A obesidade é uma das doenças de maior incidência nos Estados Unidos, constituindo um fator de risco para o desenvolvimento de diversas outras afecções, entre as quais destacam-se: doença cardiovascular, hipertensão, diabetes, doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral, conhecido como derrame cerebral), dislipidemias (excesso de gorduras no sangue), câncer e algumas doenças do aparelho digestivo (cirrose e pedras na vesícula). Com freqüência, indivíduos obesos desenvolvem complicações que, se presentes, necessitam ser atenuadas com a redução de peso. A compreensão do que se busca com o tratamento da obesidade é muito importante, pois não há evidência segura de que o tratamento da obesidade previna a mortalidade geral. No entanto, existe ampla evidência de que seu tratamento diminua as complicações mais imediatas, incluindo os fatores de risco para doenças do coração".
Definição do Termo Obesidade
A obesidade é um excesso de gordura no corpo que, na prática, é medido pela relação entre o peso e a altura. Diversos estudos demonstraram que a mortalidade associada ao peso é menor na faixa central dos pesos, em torno do denominado "peso ideal", mas que aumenta exponencialmente acima e abaixo dos limites dessa faixa.
Avaliações mais objetivas incluem, além de tabelas relacionando altura e peso, índices relacionados ao peso e outras medidas antropométricas.
Nos Estados Unidos, a obesidade consiste em um dos mais comuns problemas de saúde, além de ser um fator de risco para doenças como hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, artrite degenerativa e infarto do miocárdio. É uma causa de significativa morbidade e mortalidade, gerando impactos sociais e financeiros.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) formulou um parâmetro para definir a obesidade, derivado da altura e do peso do paciente. Este parâmetro é conhecido como índice de massa corporal (IMC), calculado através da fórmula: IMC = peso (valor em quilogramas) dividido pela altura (valor em metros) ao quadrado. A obesidade é definida como um índice de massa corporal (IMC) com valor acima de 30.
O IMC estabelece uma boa relação com outras estimativas de gordura, embora alguns indivíduos muito musculosos, com peso avantajado, sejam classificados como obesos, quando de fato não são. Além disso, é um índice um pouco mais preciso de gordura nos homens do que nas mulheres. O IMC "ideal" aumenta de forma gradual com a idade em ambos os sexos, sem diferenças consistentes entre homens e mulheres.
Através da medida do IMC, pode-se classificar os indivíduos em diferentes graus de obesidade. Indivíduos com índice de massa corporal compreendido entre os valores 18,5 a 24,9 são definidos como normais; um IMC compreendido entre 25,0 a 29,9 classifica o indivíduo em uma graduação de sobrepeso; finalmente, pacientes com IMC de valor igual ou superior a 30,0, são considerados obesos.
É importante ressaltar que o cálculo do índice de massa corporal não significa a medida da composição corporal de um indivíduo; diferentes grupos de pessoas que possuam o mesmo valor de IMC podem ter maior ou menor teor de gordura corporal ou massa muscular.
Os médicos devem levar em consideração o grau de obesidade definido pelo IMC, avaliando os fatores de risco de desenvolvimento
...