Os Posicionamentos Radiográficos
Por: Keyla.s.o • 13/12/2020 • Trabalho acadêmico • 710 Palavras (3 Páginas) • 492 Visualizações
Posicionamento radiográfico
Posicionamento em radiologia pode ser definido como o estudo da posição do paciente para visualizar partes específicas do organismo durante um exame de raio X. Essa área possui diferentes terminologias, que descrevem o posicionamento no qual o paciente deve permanecer enquanto se submete ao teste. A radiografia ou exame de raio X é como uma fotografia interna do corpo, que produz imagens em preto, branco e tons de cinza. A nitidez dos registros depende de fatores como o ângulo de observação, densidade e proximidade entre a estrutura e o aparelho de raio X. Daí a relevância de conhecer as posições radiológicas, saber orientar e posicionar o paciente antes do início do exame.
Posições gerais do corpo
Posições gerais são aquelas mais comumente utilizadas para observar corpo humano.
Visando padronizar a análise e interpretação das imagens radiográficas, existe um consenso sobre a perspectiva adotada na hora de descrever os achados do exame.
- Ortostatismo
De pé, ereto (em relação ao esqueleto axial). Um exemplo é a posição anatômica. A posição anatômica se refere à pessoa de pé, com os braços esticados, pés retos, palmas das mãos viradas para frente e olhando para o horizonte.
[pic 1]
- Decúbito
Decúbito quer dizer “se deitar” numa superfície horizontal, sendo designada de acordo com a superfície na qual o corpo está apoiado. Podendo ser dividido em: dorsal, ventral, lateral esquerda e direita.
- Decúbito dorsal
Nessa posição, o paciente está deitado sobre o dorso, ou seja, com a barriga para cima. As palavras dorso e dorsal têm origem a partir de um corte padrão específico da radiologia, chamado plano médio coronal – uma linha que divide o corpo em parte anterior e posterior. A parte anterior é a frente, enquanto a posterior é a parte de trás.
[pic 2]
- Decúbito ventral
É a posição contrária ao decúbito dorsal, com o paciente deitado na superfície ventral, sobre o abdômen.
[pic 3]
- Decúbito lateral
O paciente se deita de lado, e o feixe de raios X é direcionado horizontalmente de anterior a posterior (AP) ou de posterior a anterior (PA). Esta posição pode ser de decúbito lateral esquerdo ou de decúbito lateral direito, sendo nomeada de acordo com o lado em que está deitado e a indicação da incidência.
[pic 4]
- Fowler
Para este posicionamento, a mesa do aparelho de raio X deve estar inclinada. Então, o paciente se deita de barriga para cima (em decúbito dorsal), com a cabeça mais alta que os pés.
[pic 5]
- Posição de SIM
Equivale a um semidecúbito ventral, ou seja, o paciente está deitado parcialmente sobre o abdômen. Colocar o paciente em decúbito lateral esquerdo mantendo a cabeça apoiada no travesseiro. O corpo deve estar ligeiramente inclinado para a frente, com o braço esquerdo esticado para trás, de forma a permitir que parte do peso do corpo apoie sobre o peito. O braço direito deve ser posicionado de acordo com a vontade do paciente e só membros inferiores devem estar flexionados; o direito, mais que o esquerdo.
...