Osteoporose
Projeto de pesquisa: Osteoporose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamay • 5/10/2014 • Projeto de pesquisa • 2.234 Palavras (9 Páginas) • 229 Visualizações
TRABALHO DE ENFERMAGEM
SAUDE DO IDOSO
- IDOSO PORTADOR DE DOENÇA REUMÁTICA
- OSTEOARTROSE
- OSTEOPOROSE
- SACORPENIA
NOMES: CAMILA GOMES
CAMILA LESSA
DAYANE PAZETTO
MAYARA BAIS
TAMARA CANCIO
RENATA
OSTEOPOROSE
Osteoporose significa osso poroso, ou seja, é a descalcificação progressiva dos ossos que se tornam frágeis. É uma doença na qual ocorre diminuição da massa óssea e piora da qualidade do osso, que se torna mais frágil. Quanto maior essa fragilidade, maior é o risco de uma fratura. Embora a ocorrência seja maior no sexo feminino, os homens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento. Os ossos crescem até os 20 anos. A partir daí, a densidade aumenta até os 35 anos e começa a perda de massa progressivamente - ou osteoporose. O processo é mais rápido nas mulheres, principalmente após a menopausa.
Causas e fatores de risco
Entre os fatores de risco que podem levar à osteoporose destacam-se:
* história familiar da doença;
* pessoas de pele branca, baixas e magras;
* asiáticos;
* deficiência na produção de hormônios;
* medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia;
* alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;
* baixa exposição à luz solar;
* imobilização e repouso prolongados;
* sedentarismo;
* tabagismo;
* consumo de álcool;
* certos tipos de câncer;
* algumas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.
Sintomas
A osteoporose é uma doença de instalação silenciosa. O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam.
As lesões mais comuns são as fraturas das vértebras por compressão, que levam a problemas de coluna e à diminuição da estatura e as fraturas do colo do fêmur, punho (osso rádio) e costelas. Nas fases em que se manifesta, a dor está diretamente associada ao local em que ocorreu a fratura ou o desgaste ósseo.
Tratamento
a osteoporose pode ter diferentes causas, é indispensável determinar o que provocou a condição, antes de propor o tratamento, que deve ter por objetivo evitar fraturas, diminuir a dor, quando existe, e manter a função.
Existem várias classes de medicamentos que podem ser utilizadas de acordo com o quadro de cada paciente. São elas: os hormônios sexuais, os bisfosfanatos, grupo que inclui diversas drogas (o mais comum é o alendronato), os modeladores de receptores de estrogênio e a calcitonina de salmão. A administração subcutânea diária do hormônio das paratireoides está reservada para os casos mais graves de osteoporose, e para os intolerantes aos bisfosfonatos.
OBS: Lembrando que os medicamentos são de auto custo que são oferecidos pelo SUS gratuitamente desde que seja feito um processo que envolve prescrição médica e exames laboratoriais, mais a densitometria ósseacomprovando o diagnostico de osteoporose
Incidência no Brasil
milhões), e cerca de 2000 pessoas morrem anualmente em consequência de complicações de fraturas devidas a esta doença (Revista Veja - 30 de janeiro de 2008).
- Dia Mundial e Nacional de Combate à Osteoporose, comemorado em 20 de outubro. Instituído em 1996, pela Sociedade Britânica de Osteoporose, o Dia nos lembra que nunca é cedo demais para começarmos a cuidar dos nossos ossos.
Osteoartrose
A osteoartrose, também conhecida como artrose ou osteoartrite, decorre de uma lenta e progressiva degradação da cartilagem articular, um tecido elástico que recobre as extremidades ósseas e amortecem os impactos.
Entre as doenças designadas como "reumatismos", a osteoartrite é a mais frequente – representa 30% a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia e é responsável por 7,5% dos afastamentos de trabalho.
A osteoartrose atinge principalmente a população acima de 55 anos. As mulheres são afetadas mais precocemente, devido às alterações hormonais. Alguns traumas (fraturas, por exemplo) também podem causar a osteortrite. Existem artroses genéticas, quando a pessoa – sobretudo as mulheres – nasce com a cartilagem fraca. Em muitos casos, elas apresentam nódulos enrijecidos nas pontas dos dedos.
Sobre as causas do problema, o organismo passa por um processo natural de deterioração das células dos tecidos. Quando esse ritmo é perdido e há pouca ou nenhuma reposição celular, surgem fissuras como se fossem rachaduras na cartilagem e que podem atingir os ossos. O osso reage, fica mais duro e pode crescer para os lados, formando pequenas saliências.
Algumas condições aumentam a carga sobre o corpo e são considerados fatores de risco para a osteoartrose:
•obesidade;
•deformidades (joelho torto, para fora ou para dentro);
•excesso de peso que gera
...