As causas da osteoporose
Pesquisas Acadêmicas: As causas da osteoporose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anoonimo • 13/9/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.879 Palavras (8 Páginas) • 526 Visualizações
OSTEOPOROSE
O que é?
A osteoporose é uma doença esquelética sistêmica que se caracteriza pela perda progressiva da massa óssea que faz com que se desenvolvam ossos ocos, porosos, finos, quebradiços e sensíveis, mais sujeitos a fraturas, sendo mais frequentes nos quadris e vértebras, na extremidade distal do rádio e no fêmur proximal. É um fenômeno que faz parte do processo normal de envelhecimento e acomete mais as mulheres por possuírem em torno de 30% menos massa óssea do que os homens.
Essa doença progride lentamente e na maioria das vezes os sintomas aparecem somente quando ocorrem algo mais grave como, por exemplo, uma fratura, que costuma ser espontânea ou seja, não relacionada a trauma, daí a importância de exames diagnósticos preventivos, pois a osteoporose pode passar despercebida até que tenha uma gravidade maior.
A diminuição da massa óssea é decorrente de vários fatores tais como:
* Ingestões inadequadas de cálcio (mineral essencial na formação e manutenção dos ossos) e vitamina D (que promove a absorção do cálcio;
* História familiar positiva;
* Menopausa;
* Baixa exposição solar;
* Déficit de hormônios gonadais;
* Atividade física diminuída (atividade física regular torna os ossos mais fortes);
* Fatores de estilo de vida tais como abuso do tabagismo e álcool;
* Efeitos de fármacos utilizados para o tratamento de diferentes quadros clínicos não relacionados;
* Raça (as pessoas da raça branca e a raça amarela são mais suscetível a desenvolver a doença do que as pessoas da raça negra).
Como a Osteoporose se desenvolve?
O osso é uma estrutura viva, formada por proteínas e minerais, que passa constantemente por um processo de remodelamento isto é, constantemente há retirada de osso e formação de um novo osso, com isso o osso composto por células velhas é substituído por células novas. A osteoporose ocorre, geralmente, como resultado do processo normal de envelhecimento, quando o grau de destruição óssea aumenta e o de formação diminui, tornando-os porosos e quebradiços.
Os ossos normais são constituídos pela matriz óssea e por células sendo estas os osteócitos, os osteoblastos e os osteoclastos. O osso é, na verdade, formado principalmente por uma proteína chamada colágena e pelo mineral do osso que contém cálcio.
Os dois tipos principais de células no osso são: os osteoclastos, que destroem o osso, e os osteoblastos, que produzem osso novo. Ambos têm origem na medula óssea. Quando envelhecemos, os osteoclastos ficam mais ativos e os osteoblastos menos, assim, uma quantidade maior de ossos é removida e uma quantidade menor é formada, havendo uma perda geral de massa óssea.
Tecido do Osso Esponjoso:
=> Tecido Normal:
a - No osso vivo, os espaços entre o material ósseo são preenchidos com medula.
b - Osso forte, rico em cálcio.
=> Tecido Osteoporótico:
c - Perda de massa óssea com inatividade dos osteoblastos e maior atividade dos osteoclastos.
d - Material ósseo frágil e quebradiço.
Durante a infância e adolescência, os ossos crescem e se solidificam. Por volta dos 25 a 30 anos, a quantidade de osso no esqueleto atinge seu pico, o que é chamado de pico da massa óssea. Ainda não se compreende muito bem quais os fatores que determinam a quantidade de massa óssea, mas acredita-se que há uma grande influência genética, sendo ainda consideradas importantes a ingestão de cálcio e a realização de exercícios físicos.
Tanto para os homens quanto para as mulheres, a perda de massa óssea relacionada com a idade começa por volta dos 40 anos e continua pelo resto da vida. Em condições normais, perdemos cerca de 0,35 a 0,5% de massa óssea por ano a partir dessa idade. Na fase pós-menopausa algumas mulheres perdem até 4% da massa óssea ao ano.
Na osteoporose, a quantidade de osso, tanto do compacto quanto do esponjoso, diminui. Esse adelgaçamento reduz a resistência óssea e aumenta a possibilidade de fratura.
Sintomas da osteoporose
Os sintomas da osteoporose não estão presentes em fases precoces, ou seja, ela é uma doença silenciosa que costuma apresentar sintomas somente em fases mais avançadas.
Os principais sintomas são:
* Dores ósseas, principalmente nas costas;
* Fraturas de vértebras, pulsos, quadril e outros ossos;
* Diminuição da estatura e/ou postura encurvada (corcunda).
A fratura do colo do fêmur é a mais comum. Também ocorre muito fratura do punho e das costelas. Quanto mais idoso for o paciente e mais grave a osteoporose, maior o risco dessas complicações.
Diagnóstico da Osteoporose
A melhor forma de se detectar a osteoporose é realizando a densitometria óssea, que é um exame indolor, simples e rápido que avalia a densidade dos ossos, em especial da coluna, quadril e pulsos.
Segundo a Fundação Americana de Osteoporose é recomendado a realização da densitometria óssea de forma preventiva para mulheres que preencham qualquer um dos perfis abaixo:
* Estejam acima de 65 anos,
* Pós-menopausa com algum fator de risco para osteoporose (fraturas anteriores, familiares com osteoporose, etc.),
* Estejam em uso de medicamentos corticoides ( prednisona, etc)
* Possua diagnóstico de diabetes tipo 1, doença hepática, renal ou de tireóide.
* Teve menopausa precoce.
A interpretação dos resultados desse exame é feito através da comparação da densidade óssea de pessoas jovens (T-score ou desvio padrão). Segundo a Organização
...