Ovino Dorper
Ensaios: Ovino Dorper. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: boeiraeneves • 17/10/2013 • 848 Palavras (4 Páginas) • 748 Visualizações
OVINO DORPER
Minha missão é produzir animais PO (puro de origem) da raça Dorper selecionando os melhores exemplares nascidos em nosso plantel e/ou adquirindo a genética de outros criadores, a fim de alcançarmos a excelência no padrão racial. Sugiro a raça Dorper por ela ser muito bem sucedida e próspera na África do Sul e Austrália. A rusticidade e a precocidade associadas ao elevado ganho de peso com mínimo tempo até o abate é o que busco. Multiplicarmos a genética dos animais classificados como superiores, oferecendo técnicas de reprodução animal, tais como: Inseminação Artificial (IA).
Segundo a revista eletrônica Veterinária Notícias, a raça Dorper, de origem sul-africana, foi desenvolvida por volta de 1930, envolvendo cruzamentos entre as raças Dorset Horn e Blackhead Persian. A pelagem é caracterizada pela cor branca, com cabeça preta no Dorper padrão. Dotado de qualidades como eficiência produtiva as exigências atuais da ovinocultura, sendo uma das mais férteis raças ovinas, tendo como maior expressão o comprimento do corpo e o desenvolvimento das massas musculares. Além disso, a raça apresenta alta adaptabilidade a diferentes climas, pode ser criado de Norte a Sul, Com uma boa habilidade materna e altas taxas de reprodução e crescimento, podendo alcançar 35 kg por volta dos 110 dias de idade. Podem ser criados em pastagens de Braquiárias ou em pastagens nativas. Esta raça em condições brasileiras tem capacidade para proporcionar cordeiros com 35 kg antes do desmame com 90 dias de vida, sendo criados exclusivamente a pasto com creep feeding e suplementação com concentrado. Consegue-se também um ótimo rendimento de carcaça 50 a 57% em animais puros e 48 a 52% em animais cruzados.
A raça Dorper é equipada de alta prolificidade, deve ser feito uma ótima seleção das fêmeas para termos sucesso com na biotecnologia da reprodução. As ovelhas parem muito bem a pasto e cuidando muito bem de seus filhotes, a taxa de mortalidade do Dorper é muito baixa. Em boas condições de pastagem apresenta primeiro parto em torno de 346 dias de idade (11 meses e dezesseis dias), números de crias por parto é de 1,33 Crias/Parto, que pontua muito com o enriquecimento da reprodução.
O Reprodutor Dorper possui excepcional libido e qualidade de sêmen, saltando facilmente e com baixo número de ovelhas falhas.
TIPO DE ESTRO
Sincronizado com progestágeno, inseminação deverá ocorrer de 48 a 58 h após a retirada do pessário. Progesterona e progestágenos são os fármacos mais amplamente empregados nos programas de sincronização do estro em ovino, e, na maioria das vezes, associados ao eCG (Bettencourt 1999).
TÉCNICA DE INSEMINAÇÃO
INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL CERVICAL
A média do comprimento do ciclo estral da raça Dorper é de 17,3 dias, e a duração do estro apresenta uma média de 33,3 horas, variando de 28,0 a 35,1 horas. Nessa técnica o sêmen é depositado dentro da cérvix 1 a 3 centímetros. Pode ser utilizado sêmen refrigerado, apresentando índices de concepção de 60% a 70% (AX et al.,2004), A inseminação deverá ocorrer de 48 a 60 horas depois da remoção do implante de progesterona. Volume inseminam-te 0,05 a 0,20 ml número de espermatozoides em relação ao tipo de sêmen utilizado. Fresco: 100, Refrigerado: 150, Congelado: 180 (Bettencourt 1999).
PRODUÇÃO
Sabendo de toda a capacidade que pode ser acrescentada devida alto investimento, iniciaremos com a instalação. A estrutura para desenvolver esse projeto, deve abastecer todas as necessidades do programa de inseminação artificial, utilizando o método de inseminação
...