PEFI - Resumo
Por: luyzaaa • 18/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 548 Palavras (3 Páginas) • 466 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
PARQUE ESTADUAL DAS FONTES DO IPIRANGA
Luyza Mayary Amaral Silva
Professora Maria Angela
São Paulo
2015
INTRODUÇÃO
O Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI) localiza-se na parte sudeste do município de São Paulo, limitando-se com o município de Diadema no estado de São Paulo.
Trata-se de um fragmento Florestal circundado por urbanização, situada no planalto e inserido no domínio da Mata Atlântica. Baseado no levantamento da flora fanerogâmica do parque observou-se maior similaridade da vegetação do PEFI com a Mata Atlântica do que com as florestas estacionais semidecíduas. Os fragmentos Florestais do PIFE possivelmente refletiu uma condição de continuidade entres florestas das costas e as dos noroeste do estado de São Paulo. Atualmente apresenta muitas áreas de florestas secundárias com aparente regeneração, além de páreas com provável degeneração. Sua área total hoje é de 526,38 ha.
O PEFI é responsável por funções relacionadas ao clima de seu entorno e ao controle de cheia, permitindo a infiltração de grandes volumes de água pluviais que caem na bacia do riacho Ipiranga.
HISTÓRICO LEGISLATIVO E FUNDIÁRIO DO PEFI
O PEFI foi criado em 1893, com a finalidade de proteger os recursos hídricos da bacia do riacho Ipiranga e suplementar o abastecimento de água na capital. Contudo foi se tornando local de interesse científico, cultural, educativo e recreativo.
Em 1893 o Decreto Estadual n° 204 de 12 de setembro, determinou a primeira demarcação do parque onde houve a desapropriação de 12 lotes, com o proposito de preservar as nascentes encontradas nessa área, essa área compreendia 696,96 ha.
Considerado publico em 1928 houve o inicio aos projetos e obras para torná-lo um parque, esse interesse foi inspirado no fato da área abrigar as nascentes do riacho Ipiranga, sendo historicamente importante para o país.
CATEGORIAS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO INSTITUÍDAS NA ÁREA
Três decretos e uma lei concernentes á regulamentação do uso das áreas do PEFI foi promulgado, incluiu-se Áreas de Proteção Permanente, Reservas Biológicas (área não perturbada por atividades humanas, que possui características e espécies da flora e fauna de significado científico e que tem por objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites sem a interferência humana direta ou modificações ambientais) e Áreas Naturais Tombadas (área, com valor histórico, turístico ou científico passa a sofrer restrições de uso, assegurando a preservação de suas características, podendo ser instituídas em terras publicas ou privadas).
INSTALAÇÕES INSERIDAS NO PEFI
Algumas instituições que estão inseridas na área do parque o Instituto de Botânica com o Jardim Botânico de São Paulo, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Fundação Parque Zoológico, constituída pelo Jardim Zoológico e pelo Zôo Safari de São Paulo, Hospital da Água Funda, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, o Centro de Exposições Imigrantes (AGROCENTRO/ CNGA), o 3° Batalhão de Policia e a 97° Delegacia de Polícia da Polícia Civil. O Pife possui uma das mais importantes coleções de plantas das Américas. As áreas de visitação do Jardim Botânico e do Jardim Zoológico que recebem milhões de pessoas por ano.
...