Pacto Pela Saude
Artigos Científicos: Pacto Pela Saude. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suzanabach1 • 24/11/2013 • 7.803 Palavras (32 Páginas) • 491 Visualizações
ENFERMAGEM
Turma - noite
8º semestre
Processo de cuidar 4
Tânia Maria Borges Velasques
RA:1033928103
Prof. Rosen
Pelotas, 31 de outubro de 2013.
TEORIAS DE ENFERMAGEM
Diagnóstico de enfermagem
Tem como papel de facilitar a ação do enf.(a) diante da situação, já queacompanhado a determinada patologia pode se encontrar vários outrosdiagnósticos. Será então mais fácil à ação do enf.(a) diante da situação, já que estesabe quais são os problemas que cometem esse paciente.
Estabelecimento de Metas
As metas são os comportamentos finais que espera serem atingidas,indicam a resolução ou não do problema de adaptação.O registro de metas deverá conter a mudança que se espera e o tempo para que elas ocorram.
Planos para Implementação
Tem como finalidade alterar ou controlar os estímulos focais e contextuais.A implementação pode ainda enfocar a capacidade de enfretamento da pessoa, ouseu nível de adaptação.
Avaliação
Ao processo de enfermagem é então avaliado e se detecta uma ação ou afastamento da obtenção das metas e, a partir disso, é feita a readaptação, se necessário.
Processo de Enfermagem de Roy Aplicado
Processo de Enfermagem de Roy pode ser aplicado a diversas situações clínicas, já que o modelo mostra a adaptação do indivíduo as mais variadas situações.Na sala de recuperação o modelo de Ruy é aplicado a uma pessoa durante o período de sua recuperação imediata demonstrando sua adaptação a tal situação,para isso são avaliados o modo fisiológico: oxigenação, deficiência respiratória,perfusão obtendo, nutrição, náusea, vomito, peso, eliminação, atividade e repouso,etc.2- modo de auto conceito – perturbações, traumas por diversas situações.3-modo de função do papel – conflitos, fraasos.4- modo de interdependência- ansiedades, solidão, capacidade.
Roy e a Teoria de Enfermagem.
Trabalho de Roy e característicos de uma teoria, pois:
Inter-relaciona conceitos
1- As teorias podem inter-relacionar conceitos de tal forma que criem umanova forma de ver determinado fenômeno.O modelo de Roy identifica pontos chave para a intervenção adequada daenfermagem. A pessoa é vista como parte integrada ao ambiente, recebendo assimos estímulos externos/internos e apresentando ações ativas/reativas.Os estímulos são definidos como focais que mostram ser o de maior impacto, os contextuais e residuais.A teoria demonstra a influência de múltiplas causas em uma situação.A adaptação é uma resposta positiva a uma situação que esta sendoenfrentada. O nível de adaptação representa a variação de estímulos tolerados peloindivíduo.Roy demonstra uma visão do indivíduo como um todo e vai contra a idéia dodoente com uma identidade biológica/patológica.Isto reflete a visão da enfermagem que deve estar preocupada com todos osaspectos do indivíduo.
Natureza Lógica
2- A seqüência de conceitos no modelo de Roy segue uma lógica. Adefinição de saúde é baseada na idéia de integridade, essa idéia é trabalhada deforma que preencha as metas de sobrevivência, crescimento, reprodução e domínio.
Simples e Generalista
3- As teorias devem ser relativamente simples e ainda generalizáveis.A idéia de que o ser humano é um ser adaptativo apresenta o usodesafiador de termos específicos incluindo os mecanismos de adaptação. Os quatromodos adaptativos podem ser os primeiros aspectos a serem notados por estudantes de enfermagem, já que isto faz parte e uma rotina de trabalho, no dia adia é usado.A investigação de eletrólitos, a eliminação, oxigenação entre outros fazemparte do modelo de Roy como modelo de prática clínica.
Base para Hipótese
4- As teorias podem ser as bases para as hipóteses serem testadas para ateoria ser expandida.
Contribuição para o Conhecimento
5-As teorias contribuem para o aumento do corpo de conhecimentos geraisdentro da disciplina através da pesquisa implementada para validá-las.“O teste de uma teoria na prática é a base para o desenvolvimento científicode uma profissão.”
Uso que melhora a Pratica de Profissionais
6- As teorias podem ser usadas por profissionais para orientar e melhorar asua prática.O modelo orienta Enfermeira (os) o uso da observação e habilidadesdurante uma entrevista, a observação minuciosa associada a habilidade ajudará oprofissional a ter uma visão mais humanizada e compreensiva o indivíduo.
Conclusão
O modelo de Callista Roy descreve sobre o fato de que o indivíduo é um ser adaptativo, capaz de se adequar não só de forma emocional a situação, mastambém se adaptar as novas necessidades que o seu novo estado exige.Esse processo de adaptação, sobre a intervenção da enfermagem esta sob a supervisão do profissional enfermeiro, que se suprirá de informações significativas a respeito do 1 Pressupostos de Roy
Pressupostos representam valores, crenças, aquilo que acreditamos (MONTICELLI,1997). Segundo Leopardi (1999), os pressupostos básicos da teoria de Roy concordam comas formulações sobre adaptação, em que o enfermeiro e o cliente esclarecem o que dificulta esta adaptação para decidir as ações que a possibilitam. Apresentaremos a seguir os pressupostos de Roy, com base nos escritos de Galbreath(1993), que consideramos relevantes para a nossa prática assistencial:
a) a pessoa é um ser bio-psico-social em constante adaptação;
b) a pessoa está numa constante interação com as mudanças do meio ambiente;
c) a pessoa utiliza tanto mecanismos inatos quanto adquiridos, quais sejam biológicos,
psicológicos e sociais em sua origem, para
...