Peixes
Resenha: Peixes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BabiiMatias • 6/3/2014 • Resenha • 602 Palavras (3 Páginas) • 728 Visualizações
Peixes
Todos os peixes são animais dependentes do meio aquático, locomovem-se batendo a cauda e respiram por meio de brânquias. Os peixes são classificados em três grandes grupos:
- peixes sem mandíbula (lampréias)
- peixes cartilaginosos (tubarões e raias)
- peixes ósseos (lambari, tilápia, dourado, salmão, enguia, pescada, peixe-palhaço, etc.).
Várias espécies são de interesse da aquacultura (que visa a produção de carne) e da aquariofilia (criação ornamental).
Do ponto de vista da reprodução, por causa da variação na forma de nascimento dos filhotes os peixes são classificados em:
- ovíparos: os filhotes se desenvolvem fora do corpo da mãe, dentro do ovo que contem os nutrientes necessários. Mais de 90% dos peixes pertencem a essa categoria.
- vivíparos: os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe recebendo diretamente dela os nutrientes necessários.
- ovovivíparos: ocorre uma combinação das duas formas, isto é, os filhotes se desenvolvem dentro do ovo e dentro do corpo da mãe. Na hora do nascimento, os filhotes saem do ovo.
Dourado (Salminus Brasiliensis) Salmão-do-atlântico (Salmo salar)
O peixe que muda de sexo?
É isso mesmo! Entre os peixes há várias espécies que mudam de sexo. Entre eles está o peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris) que se tornou uma celebridade por causa do desenho animado "A procura de Nemo". O peixe-palhaço vive associado à anêmona-do-mar, um animal que é invertebrado mas lembra uma flor. As anêmonas capturam as suas presas usando um potente veneno para atordoá-las mas os peixes-palhaços são imunes a ele. Quando chega a época de acasalamento, o casal de peixe-palhaço reproduz-se na lua cheia. A desova ocorre sobre uma rocha, bem pertinho de uma anêmona e, quem cuida dos ovos e dos peixinhos que nascerem, é o pai. Acontece que toda prole é masculina! Os machos transformam-se em fêmeas mais tarde. O peixe palhaço nasce macho e, se não houver fêmeas por perto, um deles transforma-se em numa fêmea para que a reprodução possa continuar. Os indivíduos que possuem os dois sexos são chamados de hermafroditas. Isso pode acontecer ao mesmo tempo (como nas minhocas) ou um depois do outro, como no peixe-palhaço.
Saiba Mais
Os peixes são animais vertebrados aquáticos que vivem nos rios, oceanos e lagos. Apareceram em nosso planeta há milhões de anos, muito antes da espécie humana. Atualmente, existem mais de 28 mil espécies catalogadas.
A respiração dos peixes é bem diferente da humana. Eles respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida, até as guelras (brânquias), onde o oxigênio é retirado da água.
Os peixes possuem uma visão de curta distância, embora enxerguem em todas as direções. Não conseguem ouvir muito bem, porém possuem partes sensíveis
...