Pesquisa De Moda
Artigos Científicos: Pesquisa De Moda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marsia • 1/9/2013 • 1.230 Palavras (5 Páginas) • 953 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CURSO DE MODA, DESIGN E ESTILISMO
DISCIPLINA: PESQUISA E CRIAÇÃO I
PROFESSORA: DANIELLE ARAUJO
NOTA DE AULA 01
DESIGN, MODA E ESTILISMO.
MODA
“Moda é um reflexo da sociedade em que vivemos e um espelho do que somos”.
Gilda de Melo e Sousa
“Moda: tem caráter de coletividade, reflete a sociedade e espelha
o ser humano/ individuo.”
João Braga
“ Moda afeta a atitude da maioria das pessoas em relação a si mesmas e aos outros. (...) a moda é um fenômeno que deveria ser central em nossas tentativas de compreender a nós mesmos em nossa situação histórica. Sua emergência como um fenômeno histórico tem uma caracteristica essencial em comum com o modernismo: o rompimento com a tradição e um incessante esforço para alcançar “o novo”.”
Lars Svendesen
“ Todas as modas são, por seu próprio conceito, modos mutáveis de viver”
Immanuel Kant
Avelar (2009) trabalha com o significado etimológico e sociológico do termo Moda. Etimologicamente ela coloca como sendo medida, modus, maneira. Já sociologicamente o termo moda equivale a entender a dinâmica social de imitação e de especificação que ocorre desde o século XV.
DESIGN (DEFINIÇÕES)
Segundo Vilém Flusser(1999) o termo “design” em inglês, pode ser substantivo e também verbo.
- Como substantivo, significa: propósito, plano, intenção, objetivo, esquema,
enredo, motivo, estrutura básica.
- Como verbo (to design: projetar), significa inventar alguma coisa, simular, desenhar, dar forma, ter desenhos em alguma coisa.
A palavra deriva do latim signum, significando sinal, e dividem a mesma raiz antiga. Assim, etimologicamente, design significa ‘de-sign’ (‘de-sinal’).
A origem imediata da palavra está na língua inglesa, na qual o substantivo
design se refere tanto à idéia de desígnio, intenção, quanto à de configuração,
arranjo, estrutura.
- Para o ICSID (2007) (conselho internacional da sociedade de design industrial) “... o design é o fator central da humanização inovadora de tecnologias e um fator crucial para o intercâmbio cultural e econômico”.
- Para Bernd Lobach (2002) desenho Industrial é um processo de adaptação dos produtos de uso, fabricados industrialmente, às necessidades físicas e psíquicas dos usuários ou grupo de usuários
- Para Gui Bonsiepe (1975) Desenho industrial é uma atividade projetual que consiste em determinar as propriedades formais dos objetos produzidos industrialmente.
É uma atividade criadora que tende a construir um ambiente material coerente para suprir eficientemente as necessidades materiais e espirituais do homem.
Funções do Design:
1. Função prática;
2. Função estética;
3. Função Simbólica.
HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DOS CONSUMIDORES
Segundo Abraham Maslow (1970) elas podem ser classificadas em:
Nível 1 : Funcionalidade
Os produtos precisam ser usáveis, possuir as funções exigidas pela tarefa ao qual estão destinados e ser adequados ao contexto de uso.
Nível 2 : Usabilidade
Os produtos precisam estar adequados para o uso e para os usuários, promovendo segurança, conforto, eficiência, efetividade,... A funcionalidade é um pré-requisito para a usabilidade mas não garante a usabilidade.
Nível 3 : Emotividade
Produtos não precisam apenas funcionares ou serem usados, eles precisam ser apreciáveis. Esse é m novo campo de estudo de fatores humanos. Isso pode ser feito através da compreensão holística das pessoas, das propriedades e benefícios dos produtos e de sua emotividade.
CAMPOS DE ATUAÇÃO DO DESIGN
Design de produto
Ação instrumental – objetos e equipamentos
Design gráfico
Ação comunicativa – signos ou informações
Design de produto
- Vestuário e complementos;
- Mobiliário;
- Construção;
- Instrumentos, utensílios e dispositivos.
Design gráfico
- Impressos e editoração;
- Painéis de leitura;
- Sinalizações;
- Imagens.
DESIGN NA MODA
DESIGN DE MODA
ESTILISTA
“O rigor entre a ciência e o método, que ainda persiste na quase maioria das escolas brasileiras de design, atrasou a interação entre design e moda. Na academia, a moda passou a ser acolhida pelo design somente no inicio do século XXI. Durante todo o século anterior, a moda foi negada como habilitação do design e recusada até mesmo como tema de projeto nos cursos de design de produto”.
Dorotéia Pires
Design de Moda:
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