Plano de Aula (Biologia)
Por: nissatrn • 8/11/2015 • Projeto de pesquisa • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 688 Visualizações
Sumário
Dados de Identificação.........................................................................1
Tema ....................................................................................................1
Referencial Teórico...............................................................................2
Objetivos da aula..................................................................................3
Objetivo Geral.......................................................................................3
Objetivos Específicos............................................................................3
Conteúdo..............................................................................................3
Desenvolvimento do tema....................................................................4
Recursos didáticos................................................................................4
Referências Bibliográficas.....................................................................5
Tema: A classificação dos seres vivos.
Subtema: Como e por que classificar?
Referencial Teórico:
A sistemática é a ciência dedicasa a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos.Inclui a taxonomia (ciência da descoberta, descrição e classificação das espécies e grupo de espécies, com suas normas e princípios) e também a filogenia (relações evolutivas entre os organismos). Por outra perspectiva o estudo científico da diversidade biológica e de sua história evolutiva é chamado de sistemática (RAVEN,1936).
O critério básico da classificação de Lineu era a semelhança anatômica entre os organismos; as espécies eram consideradas tipos padrões e imutáveis, conceito chamado fixismo. Até então, não se aventava a hipótese de que teria ocorrido um processo de evolução biológica (Lamarck, 1809), (Darwin, 1859) e outros pensadores, ao publicarem suas teorias sobre a evolução dos seres vivos, contribuíram para a gradativa mudança no pensamento biológico a partir do século XIX.
A necessidade de classificar ou ordenar os objetos em geral, como os diferentes utensílios e
seres vivos, pode-se dizer que é inata ao Homem. Na verdade, o modo de conhecer o funcionamento de máquinas, animais, plantas, Natureza, átomo e qualquer coisa desconhecida depende de que sejam divididas em suas partes constituintes para que o nosso processo mental de cognição "capte" o arranjo delas, como se ajustam e, finalmente, possa compreender como este conjunto, como um todo, funciona. (POMPÊO, M. L. M. )
Obviamente que este processo é trabalhoso e, muitas vezes, lento e penoso. É mais ou menos como a fábula do Minotauro onde o herói grego, Teseu, penetra na caverna do monstro e, como não conhece o caminho do famoso labirinto, utiliza-se de um fio que vai desenrolando à medida que avança no desconhecido para depois, ao retornar, saber a saída. Para nós, tudo o que deve ser conhecido assemelha-se a um labirinto que tem de ser penetrado, explorado, desmembrado e, depois, rejuntado como em um quebra-cabeças para se poder entender. Muitas vezes este processo nos obriga a contínuos avanços e retrocessos até se ter uma razoável certeza do caminho correto, da função exata ou do papel desempenhado. (POMPÊO, M. L. M. )
2
Objetivos da Aula
Os objetivos da aula estão relacionados com os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais apresentados na aula. O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificação passou a respeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do que a baseada apenas em características externas.
Objetivo geral: Por que classificar?
Visando entender o ambiente que o cerca, o ser humano há muito vem tentando ordenar um mundo natural incrivelmente complexo. Asim, com o intuito de facilitar o estudo dos organismos, os estudiosos da natureza passaram a descrever, nomear e classificar as diferentes espécie, ordenando-as em grupos de acordo com certos critérios. Esse trabalho, chamado taxonomia ou sistemática, baseia-se na procura por semelhanças entre as espécies que indiquem seus grausde parentesco e, portanto, as relações evolutivas entre eles.
Objetivos específicos:
-Compreender e discutir conceitos como classificação, homologia,o conceito de espécie.
- Aprender a valorizar a fala da professora e do colega.
- Aprender a identificar e respeitar a diversidade da turma nos momentos de socialização das discussões.
- Aprender a ler e interpretar textos da língua portuguesa e artículá-los com os fatos históricos e sociais apresentados pelo mesmo.
-Identificar-se como ser social e agente histórico.
Conteúdo:
Como que é classificação, definição o homologia e o conceito de espécie.
...