TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plantas medicinais: cura segura

Artigo: Plantas medicinais: cura segura. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 4

Plantas medicinais: cura segura?

O uso de plantas medicinas mostrou ao longo dos anos ,que algumas plantas possuem substancias toxicas e altamente agressivas para os humanos .Diversas substancias são isoladas e possuem efeitos citotóxica ou genotoxica e a uma relação com o aumenta da incidência de tumores .

A grande procura pelos os fitoterápicos e plantas medicinas sem o conhecimento dos seus efeitos colaterais ,tem ocorrido cada vez mais risco de se contaminarem ,podendo apresentar agravos a saúde pelo mal uso .

Um dos efeitos colaterais mais frequente causado por plantas e a hipersensibilidade ,podendo variar noa grau de gravidade como no caso de uma simples dermatite temporária ou a um caso mais grave como o choque anafilático .esses casos tem uma frequência mais no uso de cosmético ,apresentando risco não só para os usuários ,mais também para os proposicionais que manipulam .

Alem de de já possuírem toxicidades ,alguma s preparações farmacêuticas acrescentam alguns metais como por exemplo o ouro ,cobre,estanho , mercúrio, prata ,ferro ,zinco ,chumbo ,sendo que algumas plantas em sua composição possuem altas concentrações desses metais e alguns fármacos não declarados como os efedrina ,clorfeniramina ,metiltestosterona e fenacetina entres outros ,também são acrescentados ,para enfatizar os efeitos .

Nos EUA ocorreram varis mortes ,na Inglaterra há registros de casos de psicoses em pacientes com paranoia e alucinações visuais ,naqueles que fizeram uso consecutivos dos produtos .trata -se de um coquetel de fármacos e evas com efeitos desconhecidos ,e utilizados de formas indevidas ,sem controle de órgãos públicos ,pois a venda e feita livremente pela internet ou em shows como produtos afrodisíacos .

Plantas toxicas de interesse pecuário: importância e forma de estudo.

As toxinas das plantas são produtos secundários do metabolismo, variam amplamente em estrutura e propriedades químicas ,os compostos tóxicos mais importante nas plantas são :alcaloides,glicosídios, licitinas e ácidos orgânicos ,alem de vários minerais que foram absorvidos .

Algumas plantas apresentam toxidez apenas em certas condições de administração ou em certas épocas do ano,em outras a ação toxica e cumulativa . Há uma variação de toxina em diferentes partes das plantas ,sendo que a maior concentração esta nas sementes ,quando sofrem algum de tipo secagem ,a concentração de toxinas são reduzidas ,podendo se tornar atoxica.

Para que se possam adotar medidas profiláticas adequadas e necessário que se estabeleçam diagnósticos corretos e específicos de intoxicação . Pra um reconhecimento preciso deve se conhecer as plantas das regiões e a concentração de toxinas ,outro fato importante e que as plantas toxicas não representam um grupo uniforme ,sendo que cada planta toxica causa uma somatologia diferente.

Identificar o principio ativo de uma planta ,propicia o procedimento terapêutico mais adequado em cada caso ,apesar dessa importância ,a maioria dos princípios ativos de plantas ainda são desconhecidos .

No Brasil já foram encontrada centenas de plantas toxicas ,a pelo menos vinte dessas plantas em cada região do pais .

Quantificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com