Pratica De Historia Da Arte
Exames: Pratica De Historia Da Arte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ReMarc • 16/10/2013 • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 758 Visualizações
CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITARIO
ATIVIDADE PRATICA DE HISTORIA DA ARTE.
TUTORA: SUELY BENATI DE V MENDES CRUZ
REGIANE DE ALMEIDA MARCHESIM
10/10/2013
2
1. INTRODUÇÃO Este trabalho refere-se a analise critica de planos de aula disponíveis na internet, voltados ao ensino de arte e referentes aos temas Neoclassicismo e Romantismo. Para tanto se leva em consideração que, o ensino da arte demanda reportar-se no tempo, desvendando os movimentos artísticos, identificando cada manifestação estética e mergulhando no imaginário de cada artista para assim, poder convidar seu aluno para juntos, fazerem essa viagem histórica e repleta de sensações e emoções.
3
2. RESENHA CRITICA: ETAPAS 3 E 4 O processo de ensino de Arte visa possibilitar aos alunos lidarem com aspectos do conhecimento próprios das linguagens. É o falar com a arte identificando seu propósito, sua intenção e seu papel no seu tempo e espaço. É o ouvir a arte que se apresenta como um membro de sua sociedade e assim traduz as expectativas de um tempo, fazendo parte de sua história. Ensinar arte passa, então, por entender que é necessário compreender os objetos, as obras de arte dentro de seus contextos de produção para que se realizem leituras das produções a fim de compreendê-las ou dialogar com elas. A partir de a Proposta Triangular, o ensino de arte passou a se organizar em torno de três idéias: o contexto da obra, a leitura das produções e a invenção. Os planos de aulas selecionados propõem abordagens voltadas a atender a proposta triangular citada acima, contudo após analises dos textos propostos, verifica-se que os mesmos estão mais voltados ao aspecto artístico das obras do que desvendar os contextos históricos, nos quais foram forjados. A contextualização visa promover a arte um papel de participação social e política. Compreender como uma manifestação artística interferiu para a consolidação social leva o apreciador a questionar-se sobre sua posição diante de sua realidade social. A partir disso é certo que o aluno buscará interpretar arte com olhar critico. Sem a contextualização a arte torna-se morta, um desenho, uma gravura, uma musica todas soltas e sem alma. No tocante aos temas, são expostos como se não se associassem no contexto em que estão inseridos. Haja vista que conforme estudos os estilos neoclássicos e românticos conviviam e principalmente no Brasil podiam ser percebidos em uma mesma obra. Os pontos positivos ficam expressos nos planos de aula com as sugestões de busca no seu meio por expressões artísticas comuns ao que foram estudadas, na atenção voltada ao planejamento das exposições das obras dos alunos buscando corresponder aos bastidores de uma exposição. Certamente o estudo de Arte não pode ser ministrado em aulas únicas. Demanda passos bem definidos e condução da aprendizagem.
Para solução das problemáticas levantadas sugeriria textos mais complexos abordando o tema neoclassicismo e romantismo desde sua origem promovendo assim plena compreensão dos movimentos abordados o que ao meu entender muito auxiliaria a uma reflexão mais crítica do fazer artístico.
4
3. ANEXOS 3.1. Artes... Neoclassicismo Nível fundamental Objetivos 1) Entender o conceito de neoclássico, contextualizando-o. 2) Conhecer os principais artistas neoclássicos no Brasil. 3) Elaborar uma exposição. Comentários O neoclassicismo chegou ao Brasil juntamente com a Missão artística francesa, grupo de artistas convidados por dom João 6º. Para fundar uma academia de artes no Rio de Janeiro, a Academia de Belas Artes. O estilo neoclássico é assim denominado, pois buscam na estética da antiguidade clássica referências e inspiração. Debret, um dos artistas da Missão, foi o primeiro organizador de uma exposição de arte no Brasil. Material 1) Os textos Missão Artística Francesa e Arte acadêmica do site Educação podem servir para iniciar os estudos. 2) Guache, pincéis, papel, copos descartáveis, forminhas de gelo, um pedaço de tecido para limpar os pincéis, cartolina e fita adesiva dupla face. Estratégias 1) Leitura e interpretação do texto. 2) Leitura de imagens, as do texto e outras que o professor tiver. 3) A partir dos temas recorrentes do neoclassicismo, propor aos alunos que façam desenhos com guache. 4) Seleção coletiva dos desenhos que irão para a exposição. Produto final Exposição:
Selecionados os desenhos, há que se fazer molduras com a cartolina.
5
Dividir
...