Formas Farmaceuticas Solidas Po
Dissertações: Formas Farmaceuticas Solidas Po. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kkellynda • 8/10/2013 • 372 Palavras (2 Páginas) • 819 Visualizações
Pó: mistura de fármaco: pó com um ou vários ativos, possui menor tendência a contaminação microbiológica, devido a serem secos, menor necessidade de utilização de conservantes. São estáveis a estabilidade química.Finamente dividido para favorecer a solução. Passam por processos específicos para serem divididos em forma igual, cada uma das partículas.
Classificação dos pos: aerosol: depende de um recipiente especifico de aerosolcom o conteúdo sob pressão. Cria um meio mais estável aos medicamentos.pó liofilizado p suspensão inj de liberação prolongada: deve passar por um processo de liofilização (proceswso de retirada de solvente c pressão e baixa temperatura) e de esterilização para em segueda ser solubilidado e injetado.Pó p colutório: liquido destinada p enxague bucal.Pó p solução: para formar uma solução.Pó p solução de injetáveis: ao contrario de liberação prolongada, este possui efeito que se extingue mais rapidamente tambéme estável. Pó p solução infusão: ex. cloreto de sódio no soro fisiológico.
Os antibióticos que são produzidos na forma de pó, possuem maior estabilidade sobre esta forma. Após ser adicionado água e preparada a suspensão os cuidados devem ser redobrados.
Não devem ser utilizados p fármacos que dependem de dose exata. São encontrados em shakes, efervescente, antibióticos.
Nas suspensões e extremamente importante a agitação pois o pó não e 100% solúvel no líquido, e por isso as partículas devem ser iguais pois as partículas maioews sedimentam mais rapidamente. Fica no fundo do recipiente e não é tomada pelo paciente acarretando a dimunuição da biodisponibilidade do fármaco.
Para os pos de liberação diferenciada e interesante que se produza em dose unitária devido ao risco de intoxicação.
Composição básica: matérias primas isoladas ou associadas a outras, finamente divididas/matérias primas associadas a adjuvantes conforme necessidade . veículo e/ou outros adjuvantes.
Preparação: tamanho das partículas e analizado./ vão variar de acordo com o tamanho do tamis, de 1 micron a 10.000 microns/ o tamis 60 a 80, pode tamizar a maioris das formulações, tanto de origem vegetal ou subst químicas./// redução de fármacos a pó: trituração: há dois tipos de grau 0 de porcelana(mais poroso) e o de vidro (mais liso)./// Mistura de pos: o proprio gral favorece a mistura das partículas./ levigação: adiciona-se um agente lengante, que solubiliza a formulção, podendo ser secado este agente ou utilizado o pó solubiliza em meio liquido.
...