Preparo de soluções
Por: vih19 • 25/7/2015 • Relatório de pesquisa • 603 Palavras (3 Páginas) • 766 Visualizações
Relatório da aula prática de medidas de massa e volume em laboratório e preparo de soluções
1.Introdução
Nesta aula de métodos e técnicas laboratoriais aprendemos a pesar precisamente medidas de massa, a converter medidas de volumes e a preparar soluções corretamente.
1.1.Medida de massa
A pesagem é muito comum para análise.É importante saber a massa precisa de determinada amostra, pois uma pesagem incorreta pode destruir todo um trabalho de preparo de soluções. A pesagem é empregada para medida de massa de amostras, padrões ou substâncias para o preparo de soluções, precipitados, em determinação de umidade, dentre outros. Deve- se escolher a balança de acordo com a precisão de medida do seu trabalho.Existe as balanças analíticas e as semi-analiticas, em análises químicas recomenda-se mais a balança analítica.
1.2 Medida de volume
A medida precisa de volume é tão importante em muitos métodos analíticos quanto a medida de massa. A unidade de volume é o litro (L), definido como um decímetro cúbico. O mililitro (mL) [1/1000 (10-3 ) do L] e o microlitro (µL) [1/1.000.000 (10-6 )] são medidas de volumes bastante usadas em laboratórios.
1.3 Preparo de soluções
A solução é uma mistura homogênea, composta por dois ou mais componentes. Para o estudo em sistemas biológicos, as soluções mais empregadas são as soluções líquidas aquosas (ou simplesmente soluções aquosas), nas quais o solvente é a água. Uma solução líquida consiste de duas partes: o material que foi dissolvido (soluto) e um material líquido no qual este foi dissolvido (solvente). A quantidade de soluto (em massa ou moles) contida no volume da solução, ou seja, a concentração da solução pode ser expressa por diferentes unidades de concentração. As mais utilizadas são: mol/l, g/ml, ppm, % (m/v). Essas unidades descrevem de forma quantitativa a composição de uma solução.
2.Objetivos da prática
.Manusear a balança analítica
.Manusear vidrarias
. Preparar uma solução de cloreto de sódio a 0,15 M (soro fisiológico) e uma de glicose a 2 %.
3.Materiais utilizados
. Béquer
. Balão volumétrico 100ml
. Pisseta
. Espátula (para retirar o sal)
. Bandeja de plástico (usada na pesagem)
. Agitador magnético
. Balança de precisão
. Água
. Cloreto de sódio
. Pescadores e barras magnéticas.
4. Procedimentos
Tinha que se preparar uma de 200 ml de uma solução fisiológica de cloreto de sódio de 0,15 M e calcular a concentração da solução em porcentagem. Para a preparação da solução precisava-se pesar o soluto, o sal. Foi usado o seguinte calculo:
200 ml de NaCl= 0.2 L, PM=58.44, M=0.15
0.15=MG / 58.44 X 0.2 L
0.15=MG/11.68
MG= 1.7532 g
Descoberta as gramas que se precisava de sal para solução, fui pro próximo passo: a pesagem. Primeiro coloquei a bandeja na balança de precisão e a tarei, para não interferir o peso dela na pesagem do sal, depois eu peguei a espátula e retirei cuidadosamente o sal do deposito e pesei as 1.7532 gramas. Após esse passo coloquei o sal em um béquer e misturei com água e mexi um pouco para dissolver, para que ele ficasse uma mistura homogênea e bem dissolvido eu usei o agitador magnético. Coloquei o béquer em cima dele,depois o liguei cuidadosamente na velocidade 5 e coloquei uma barra magnética, quando a mistura já estava bem dissolvida eu tirei o agitador magnético com o pescador. Logo após coloquei a solução no balão volumetrico de 100 ml e para completar a mistura adicionei água com uma pisseta cuidadosamente até a linha em que se completa o volume e daí estava pronta a mistura.
...