Primeiros Socorros
Exames: Primeiros Socorros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: queromeformar • 3/4/2014 • 1.720 Palavras (7 Páginas) • 2.159 Visualizações
Primeiros socorros
introdução
Diferença
Emergência: é uma situação que envolve um risco de morte imediato, ou seja, a pessoa pode morrer a qualquer momento e deve ser atendida o mais rápido possível.
Urgência: é uma situação que envolve risco de morte mediato, ou seja, a pessoa pode morrer, mas você tem um tempo maior para atendê-la.
Resgate (193): para retirar de algum lugar, por exemplo: água, deslizamentos, ferragens;
SAMU (192): Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – tem como finalidade prestar o socorro em casos de emergência. È um serviço do governo federal, funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Sinais: são todas aquelas coisas que se vêem quando se olha para a vítima ou para o seu corpo e que significam que algo não vai bem.
Sintomas: são aquelas coisas que a vítima sente em seu corpo, que não são normais e relata para você
ATENDIMENTO INICIAL À
VÍTIMA CRÍTICA
“HERÓIS MORTOS NÃO PODEM SALVAR VIDAS”, PORTANTO, AVALIE OS RISCOS DO LOCAL.
Observe o ambiente (Ex.: vapores tóxicos, avenida movimentada, etc.) e certifique-se de que o local seja seguro para você e para a vítima.
Preocupe-se em primeiro lugar com a sua segurança.
Não tente resgatar uma vítima de afogamento, por exemplo, se você não souber nadar bem.
PRECAUÇÕES UNIVERSAIS
Evite ao máximo contato com fluidos corporais da vítima, como sangue, urina, saliva e outros.
Procure usar equipamentos de proteção individual (luvas, máscara, etc.).
CORRENTE DE SOBREVIVÊNCIA DA AMERICAN HEART ASSOCIATION (AHA)
Formada por 4 elos ou ações básicas:
1. Rápido reconhecimento da situação de emergência e ativação da equipe;
2. Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP);
3. Desfibrilação imediata;
4. Suporte avançado imediato.
COMO PEDIR AJUDA?
SOZINHO:
• Grite por socorro enquanto começa a avaliar a vítima;
• Caso ninguém ouça seus gritos e não haja necessidade de cuidados imediatos, deixe a vítima e ligue para a emergência.
Definição
• São os cuidados prestados a uma vítima de mal súbito ou acidente até que a ajuda especializada esteja disponível para fornecer assistência definitiva.
Em outras palavras, é o atendimento imediato sem os recursos disponíveis para o suporte avançado à vida.
Importância
• A grande maioria dos acidentes pode ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.
Objetivos
Evitar o agravamento do quadro médico da vítima;
Preservar a vida;
Reduzir a ansiedade e o estresse da situação;
Estimular a recuperação;
Promover conforto à vítima.
Quando devemos prestar esse tipo de socorro?
• Devemos prestar socorro sempre que a vítima não esteja em condições de cuidar de si própria.
• Os momentos seguintes do acidente são os mais importantes para garantir a recuperação e a sobrevivência do acidentado.
• Ao prestarmos essa assistência devemos manter a calma diante da situação, que muitas vezes provoca pânico, e agir com cautela. Se no local houver mais pessoas, devemos pedir ajuda, não esquecendo que somente uma pessoa deverá assumir a liderança, explicando aos demais o que deve ser feito.
• Um atendimento mal feito pode levar danos irreversíveis à vítima e até mesmo a morte. Portanto, também é importante que não nos esqueçamos de que os primeiros socorros não substitui a assistência especializada, ou seja, imediatamente após os cuidados deve se providenciar atendimento especializada.
Questões Eticas
• ASPECTOS LEGAIS DO SOCORRISMO• OMISSÃO DE SOCORRO (ART. 135º DO CÓDIGO PENAL.)Todo cidadão é obrigado a prestar auxílio a quem esteja necessitando, tendo três formas para fazê-lo: atender, auxiliar quem esteja atendendo ou solicitar auxílio.
• Exceções da lei (em relação a atender e/ou auxiliar): menores de 16 anos, maiores de 65, gestantes a partir do terceiro mês, deficientes visuais, mentais e físicos (incapacitados).
• Telefones de emergência: CB: 193SAMU: 192PM: 190“ A principal causa-morte pré-hospitalar é a falta de atendimento. A segunda é o socorro inadequado.”
Noções de biossegurança
• São conjuntos de medidas de controle de infecção que devem ser adotadas durante todo e qualquer procedimento de risco de contaminação, visando interromper a cadeia de transmissão das doenças infecto-contagiosas.
• Aliado ao exame da cabeça aos pés os sinais vitais são valiosas fontes de informações, que permitem um diagnóstico provável do que está errado com a vítima e, o que é muito importante, quais são as medidas que devem ser tomadas para corrigir o problema.
Sinais Vitais
• Refletem o estado atual dos sistemas respiratório e circulatório.
Pulso
Respiração
Temperatura
• Respiração
A respiração, na prática, é o conjunto de 2 movimentos normais dos pulmões
...