Projeto De Pesquisa
Pesquisas Acadêmicas: Projeto De Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabriellasouza • 13/5/2014 • 561 Palavras (3 Páginas) • 612 Visualizações
1 JUSTIFICATIVA
Este trabalho justifica-se pela afinidade da pesquisadora por este tema, despertada durante a vida acadêmica, em especial, ao cursar a disciplina Educação Especial.
A inclusão é um recente fenômeno sociocultural que entre outras características, se configura complexo por evidenciar a separação conflituosa que é habitualmente feita entre o indivíduo e o social. (KELMAN, 2010, p. 56). O grande desafio do processo histórico da inclusão educacional é passar do plano de princípios ou declarações para a implementação de uma prática, no plano da ação.
É assunto de muita polêmica o tema da inclusão, pois, a mesma envolve escolas tradicionais, instituições especializadas, pais de alunos com ou sem deficiência e a sociedade. Segundo Mantoan (1997, p. 10), inclusão significa aprender a viver com o outro. Portanto, incluir não se trata, apenas, de colocar uma criança com deficiência em uma sala de aula ou em uma escola. Inclusão trata de como nós lidamos com a diversidade, com a diferença, com nossos valores.
Inclusão é dar a chance de desenvolvimento das capacidades individuais. Deficiência física diz respeito à perda ou redução da capacidade de movimento de qualquer parte do corpo em decorrência de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas ou malformações congênitas e adquiridas. (CARMO, 1991, p. 259).
Segundo Vigotski (1989) a educação para crianças com deficiência deveria basear-se em suas habilidades e características positivas, em vez de pautar-se nos aspectos mais deficitários, pois uma criança deficiente é aquela que apresenta um desenvolvimento diferente e não a que se desenvolve menos.
Como esta pesquisa tem como tema a inclusão de crianças com deficiência física na rede regular de ensino buscará, primeiramente, conceituar inclusão e deficiência, pesquisar o aporte legal nas leis brasileiras que garantem o direito das crianças portadoras de deficiência, como também, estudar as fases da Educação Especial no Brasil e no mundo.
Existem vários tipos de deficiências que atingem crianças de todas as idades e que, segundo a legislação brasileira, por terem tais deficiências não podem deixar de frequentar a escola regular de ensino. Neste trabalho vamos relatar, brevemente, as mais conhecidas e nos interessar, principalmente, pela deficiência física. Este trabalho
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo geral desta pesquisa é analisar o processo de inclusão de crianças com deficiência física na rede regular de ensino, como ampara a lei.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender o histórico e o conceito de Educação Inclusiva;
• Observar as leis em vigor no país sobre a educação inclusiva e investigar a sua aplicabilidade na realidade do ensino brasileiro;
• Verificar possíveis benefícios da educação inclusiva nas escolas regulares de ensino;
3 CROMOGRAMA
...