TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Feira de Ciências

Por:   •  9/4/2023  •  Abstract  •  3.942 Palavras (16 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

PROJETO SIMPÓSIO CIENTIFICO 6º ANO A E B 2023

O projeto para feira de ciências do ano de 2023 para o sexto ano contará a história da água em nosso planeta, desde a sua chegada por meio de meteoros até a importância da sua conservação nos dias de hoje. A história será contada por meio de maquetes expositivas.

11 temas

  1. TÍTULO: A água e a sua origem no planeta Terra

INTEGRANTES: 

INTRODUÇÃO: "Estima-se que a Terra tenha surgido há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Durante muito tempo, nosso planeta permaneceu como um ambiente inóspito, constituído por cerca de 80% de gás carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono e 5% de gás nitrogênio. O oxigênio era ausente ou bastante escasso, uma vez que sua presença causaria a oxidação e destruição dos primeiros compostos orgânicos – o que não ocorreu, propiciando mais tarde o surgimento da vida. Por muitos anos, havia extremo calor em nosso planeta. Isso acontecia em razão das muitas atividades vulcânicas, o que causava a liberação de gases e lava. A atmosfera e a superfície terrestre caracterizavam-se pela ausência da camada de ozônio, pelos efeitos dos raios ultravioleta e descargas elétricas e pelo bombardeamento de corpos oriundos do espaço. Sobre isso, inclusive, sabe-se que a maioria do carbono e das moléculas de água existentes hoje foi originada dos asteroides caídos sobre a Terra durante esse período." Na época em que a vida provavelmente surgiu em nosso planeta, a atmosfera era composta, em grande parte, de gás carbônico, de gases metano, amônia e hidrogênio e de vapor-d'água. Grande quantidade de água mantinha se na forma de vapor em razão das temperaturas elevadas da superfície terrestre.

OBJETIVOS: Nesta atividade o grupo deverá ser capaz de construir uma maquete ilustrando a constituição da Terra primitiva. • Identificar elementos presentes nos diferentes cenários apresentados durante a época. • Relacionar alterações na atmosfera e litosfera com a chegada dos meteoros contendo cristais de sal que posteriormente se transformariam em água. • Compreender os elementos presentes em na constituição do planeta e fazer a construção de um diorama. • Reconhecer a importância de tal evento para origem do planeta como conhecemos hoje em dia, bem como a origem da vida.

JUSTIFICATIVA: A participação ativa no processo de ensino-aprendizagem auxilia na compreensão das estruturas geológicas e atmosféricas, e a simulação prática deste fenômeno leva a um maior envolvimento do aluno com a matéria.

METODOLOGIA: Foi sugerido para o atual trabalho, que seja desenvolvido em formato de maquete, onde será exposta a ilustração do planeta Terra contendo inúmeros vulcões e a litosfera coberta por lava a atmosfera coberta por nuvens cinzas e a chegada dos meteoros contendo cristais de gelo na atmosfera. Utilizando uma folha de isopor, construindo várias estruturas de vulcões em erupção tendo sua lava em toda a extensão da maquete e na parte superior nuvens que podem ser feitas com algodão na cor cinza, e os meteoros com cristais de sal atingindo o planeta. A partir dai a história da origem da vida no planeta começa a ser contada.

MATERIAIS UTILIZADOS: Utilizando folha de isopor, animais de plástico, tinta acrílica, cola quente

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

  1. TÍTULO: A formação dos mares, oceanos, rios e lagos do Planeta Terra

INTEGRANTES: 

INTRODUÇÃO: Ao longo do lento processo de resfriamento da Terra, a perda de calor para o espaço sideral possibilitou a formação da crosta terrestre e da condensação do vapor-d'água da atmosfera, formando nuvens de chuva. Nos milhões de anos seguintes, a superfície do planeta esfriou ainda mais, permitindo o acúmulo de água no estado líquido nas depressões da crosta terrestre, formando os oceanos primitivos, lagos e rios. Após a formação do solo, a água infiltrou-se nele, compondo os reservatórios subterrâneos. É aceito que a vida no planeta tenha surgido nos oceanos primitivos.

OBJETIVOS: Nesta atividade o grupo deverá ser capaz de Construir uma maquete sobre como os cristais de gelo e o consequente resfriamento do planeta Terra transformou a superfície do planeta através do vapor de água que formaram nuvens de chuva. • Identificar elementos presentes nos milhões de anos seguintes sendo a água acumulada nas depressões da crosta terrestre formando os oceanos primitivos lagos e rios que deverão ser retratados e a sua posterior infiltração no solo formando os reservatórios subterrâneos que deverão ser demonstrados superficialmente na maquete. • O grupo desenvolverá uma maquete sobre a origem dos mares, rios e oceanos.

JUSTIFICATIVA: A participação ativa no processo de ensino-aprendizagem auxilia na compreensão das estruturas geológicas e atmosféricas, e a simulação prática deste fenômeno leva a um maior envolvimento do aluno com a matéria.

METODOLOGIA: Foi sugerido para o atual trabalho, que seja desenvolvido em formato de maquete, onde será exposto como ocorreu a formação dos oceanos, mares, rios e oceanos bem como os lençóis subterrâneos.

MATERIAIS UTILIZADOS: Utilizando folha de isopor, animais de plástico, tinta acrílica, cola quente.

[pic 5]  [pic 6]

  1. TÍTULO: A origem da vida na Terra

INTEGRANTES: 

INTRODUÇÃO:  Não há uma única explicação para a origem da vida no planeta Terra. A teoria mais aceita atualmente é a de que os seres vivos se originaram nos oceanos primitivos, a partir de substâncias orgânicas. Essas substâncias contêm o carbono como elemento químico principal. As primeiras hipóteses sobre a origem da vida foram apresentadas na década de 1920 por dois cientistas, de maneira independente. O russo Aleksandr Oparin (1894-1980) e o inglês John Haldane (1892-1964) propuseram que os compostos químicos orgânicos presentes nos seres vivos teriam se originado das reações entre substâncias mais simples, presentes na atmosfera. Segundo as hipóteses de Oparin e de Haldane, as substâncias orgânicas teriam sido formadas a partir dos gases da atmosfera primitiva, cujos elementos seriam combinados entre si pela ação dos raios e da forte radiação. Essas substâncias teriam sido carregadas pelas águas das chuvas e se acumulado nos oceanos primitivos, formando o que se chamou de “sopa primitiva”. Nos oceanos, as substâncias orgânicas teriam se agregado, formando estruturas chamadas coacervatos (do latim coacervare, que significa “agrupamento”). Observando esses coacervatos feitos em laboratório, os pesquisadores concluíram que, em alguns aspectos, eles eram semelhantes a células mais rudimentares, podendo estar relacionados à origem das primeiras formas de vida. primitiva, os quais se acumularam nos oceanos primitivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com