PROJETO: FEIRA DO EMPREENDEDOR 2017
Por: Danyella Mathias • 30/10/2018 • Trabalho acadêmico • 674 Palavras (3 Páginas) • 760 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E ESTUDOS COSTEIROS DE NATAL- FACEN
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
PROJETO: FEIRA DO EMPREENDEDOR 2017
ANA CAROLINA NASCIMENTO SANTOS
DANYELLA MATHIAS COPPOLA DA SILVA
FÁBIA DA SILVA XAVIER
JOCILEIDE DOS SANTOS NICACIO
JONÍSIA LIRA DE SANTANA
VALESCA PINHEIRO DE MELO
NATAL/RN
2018
ANA CAROLINA NASCIMENTO SANTOS
DANYELLA MATHIAS COPPOLA DA SILVA
FÁBIA DA SILVA XAVIER
JOCILEIDE DOS SANTOS NICACIO
JONÍSIA LIRA DE SANTANA
VALESCA PINHEIRO DE MELO
PROJETO: FEIRA DO EMPREENDEDOR 2017
Trabalho em grupo apresentado ao Curso de Administração como parte da exigência da disciplina de Gestão de Projetos exigido pelo Prof. Esp. Douglas de Morais Ferreira.
NATAL/RN
2018
1 INTRODUÇÃO
Em um mercado tão competitivo, faz se necessário inovar, promovendo mudanças e desenvolvimento econômico onde o profissional, tenha a capacidade de inovar continuamente, trazendo ideias as quais possam revolucionar a maneira de administrar que trarão sucesso para a organização.
O empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento econômico do país onde se é considerado um dos mais criativos e inovadores quando se refere a empreender.
O presente relatório relatará uma experiência vivenciada através dos conceitos adquiridos em sala de aula com a teoria, onde teve-se a oportunidade de expandir o conhecimento de forma prática, oportunizando os alunos de vivenciar um pouco desse mundo empreendedor, em todas as fases, trabalhando na ideia (criação de uma empresa), sua abertura, o mercado, público alvo, criação do produto, layout, planejamento estratégico e estoque de forma a aprender e desenvolver um negócio ao qual se obtenha sucesso.
A experiência oportunizou um pouco da vivencia do dia a dia de um empreendedor, entendendo que para obter sucesso é preciso trabalhar com planejamento, mantendo a qualidade de seus produtos e serviços.
2 CONCEITOS
No mercado atual estudiosos da economia percebem que é essencial para o desenvolvimento econômico o empreendedor, segundo (Chagas 2000) “Não adianta mais acumularmos um estoque de conhecimentos, é preciso que saibamos aprender sozinhos e sempre, como realiza o empreendedor na vida real: fazendo, errando, aprendendo”.
De acordo com o Artigo Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia por (Adelar Baggio e Daniel Baggio 2014) “O empreendedorismo é o despertar do indivíduo para o aproveitamento integral de suas potencialidades racionais e intuitivas. É a busca do autoconhecimento em processo de aprendizado permanente, em atitude de abertura para novas experiências e novos paradigmas”.
Empreendedorismo, segundo Schumpeter (1988), é um processo de “destruição criativa”, através da quais produtos ou métodos de produção existentes são destruídos e substituídos por novos. Já para Dolabela (2010) corresponde a um o processo de transformar sonhos em realidade e em riqueza. Para Barreto (1998, p. 190) “empreendedorismo é habilidade de criar e constituir algo a partir de muito pouco ou de quase nada”.
...