Projeto Feira de Matemática
Por: patyprestes • 14/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 534 Visualizações
Projeto Feira de Matemática
Escola: Escola Estadual Maria Aparecida.
Serie: 6° ano
Tema: Números inteiros
Integrantes do Projeto: Professores, alunos, supervisores e estudantes bolsistas da docência.
Objetivos gerais deste projeto:
Elaborar estratégias nas quais auxiliem professores e alunos na escolha da melhor estratégia para o trabalho deste conteúdo em sala de aula.
Passo 2:
Para o um bom aprendizado de um conteúdo novo é necessário planejar as atividades procurando conhecer as necessidades da turma, ou seja, verificar com cautela se todos dominam os conteúdos que antecedem esse novo e assim mediar ações que proporcionem a todos o aprendizado com eficiência indicando materiais de apoio aos que ainda não dominam os conteúdos necessários para a aprendizagem dos números inteiros . Sendo assim esse projeto visa ajudar esse aluno com defasagem de conhecimento a conseguir acompanhar o conteúdo com sucesso.
Inicia-se o ensino do mínimo múltiplo comum a partir do conhecimento do aluno dos números negativos, números naturais do domínio da tabuada e das quatro operações fundamentais adição, subtração multiplicação e divisão após a construção desse conhecimento que o mesmo estará preparado para a introdução do mínimo múltiplo comum. Percebe-se que alguns alunos do grupo ainda não tem total domínio desses conteúdos sendo assim o grupo se disponibilizou a ajudar esses alunos com dificuldades nos conteúdos que são pré requisitos para o aprendizado do mínimo múltiplo comum, a partir dai algumas estratégias foram tomadas pelo gupo.
- Monitoria extraclasse com professores que se disponibilizaram a ajudar nesse projeto.
- Montar estratégias com alunos do grupo que dominam o assunto, para ajudar os que ainda estão com dificuldades no conteúdo.
- Retomar e ampliar os conhecimentos da adição e subtração com números positivos e negativos através de jogos.
- Resolver problemas que envolvam os vários significados dessas operações trazendo essas para o dia a dia do aluno para que ele melhor compreenda o assunto.
Passo 3
A escolha do grupo como estratégia para o aprendizado dos números inteiros foi a partir dos jogos matemáticos. Os jogos são considerados uma atividade lúdica, divertida motivadora despertando a criatividade e o raciocínio dedutivo proporcionando a criança desenvolver habilidades na elaboração de uma estratégia para vencer o jogo desenvolvendo assim o raciocínio logico.
Objetivo do jogo:
O grupo escolheu montar um jogo com os números inteiros com o objetivo de explorar o conceito de números inteiros na operação de adição com números positivos e negativos o conceito de um numero oposto de um numero inteiro e o calculo mental. O grupo de quatro alunos confeccionou o jogo o que facilitou na compreensão do mesmo e de suas regras.
Segue abaixo o material utilizado para a montagem do jogo e estratégias do mesmo:
- 40 cartas numeradas de -20 a + 20 (sem o zero).
Regras:
- os jogadores distribuem entre si 36 cartas e colocam as 4 restantes no centro da mesa, com as faces voltadas para cima.
- Na sua vez, o jogador deve tentar obter soma zero, adicionando o número de uma das cartas de sua mão com os de uma ou mais cartas sobre a mesa. Se conseguir, retira para si o conjunto utilizado na jogada, formando seu monte. Caso não consiga combinar as cartas para obter a soma zero, escolhe uma das cartas para descartar.
- Se o jogador em sua jogada levar todas as cartas da mesa, o jogador seguinte apenas coloca uma carta.
- O jogo termina quando acabarem as cartas, ou quando não for mais possível obter a soma zero. Ganha o jogador cujo monte tiver maior número de cartas.
- Numero de participantes 2 a 4 jogadores.
Estratégia de aprendizado:
Após algumas jogadas solicitar ao aluno que faça anotações dos números que serão tirados nas cartas com seus respectivos sinais e, solicitar que faça a adição e subtração, esse jogo será muito produtivo, pois ficara mais fácil o aluno compreender a reta dos números naturais adição e subtração e noções de pequenas expressões já que em algum momento de suas anotações sentira a necessidade do uso de parênteses para separar as operações que forem surgindo. Construindo assim um conhecimento do conteúdo de forma que o aluno reflita sobre a soma algébrica de números inteiros.
...