Projeto Politico Pedagógico
Ensaios: Projeto Politico Pedagógico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yedara • 20/11/2014 • 758 Palavras (4 Páginas) • 379 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho objetivo compreender a importância da construção do Projeto Político Pedagógico para gestão democrática da escola, buscando responder Qual a importância do Projeto Político Pedagógico - PPP na promoção do trabalho coletivo da escola devendo expressar a importância da participação e da autonomia como princípios legais da Gestão democrática, para que a construção do projeto político-pedagógico seja possível, é imprescindível propiciar momentos para que professore, equipe pedagógica, funcionários e a comunidade em geral sintam-se capazes de refletir sobre os problemas e necessidades que a escola enfrenta, pois assim haverá uma sintonia quanto ao seu papel na construção de cidadãos críticos e autônomos capazes de interagir em diferentes contextos sociais.
2 DESENVOLVIMENTO
Sabemos que a escola se insere na comunidade como, sendo, uma das principais instituições formadoras de personalidades, caráter e, de convívio sócio-cultural. Assim faz-se necessário que a mesma não permaneça inerte nas conjecturas de que a educação se constrói dentro de um vazio ideológico, onde a teoria vivenciada nos centros acadêmicos desenvolve o seu papel por excelência.
A escola como uma instituição social difere de uma organização. Como instituição social a escola busca a universalidade, tendo como referência e princípio normativo e valorativo a sociedade em que atua. A organização, por sua vez, está voltada para si, para a sua particularidade, tendo como princípio e referência ela mesma em um processo de competição com outras com os mesmos objetivos, O projeto político pedagógico vem para fomentar a discussão e a reflexão sobre qual modelo de escola queremos; participativa e comprometida com a relação sociedade-escola; ou impositiva, que já têm os seus métodos de ensino-aprendizagem já definidos.
A questão que se coloca é como administrar, de forma democrática e participativa, em um contexto de sociedade dominado pelo modelo de produção capitalista, utilizando-se do princípio da racionalidade.
A Escola torna-se um ambiente desafiador que provoca o questionamento, a reflexão e a criação de alternativas e soluções, onde numa atitude dialógica se constroem conhecimentos, vivenciam relações e valores em vista da educação integral, entretanto, para que se possa construir o PPP, a escola deve ter autonomia e se basear em um referencial que tenha uma teoria pedagógica compromissada em solucionar problemas educativos e de ensino. E, o mais importante, para que o PPP seja possível devem-se propiciar situações que permitam que os professores, a equipe escolar e os funcionários aprendam a pensar e a realizar o fazer pedagógico de modo coerente, a ausência de um PPP impossibilita o desenvolvimento educacional de toda e qualquer escola. É claro que a escola sem ele caminha, mas para aonde?
Na verdade, o político juntamente com o pedagógico é visto como um processo contínuo de reflexão e discussão dos problemas da escola, tentando assim encontrar meios favoráveis á efetivação de sua intencionalidade constitutiva, levando assim, todos os membros
da comunidade escolar o exercício da cidadania. Ora, uma das coisas que precisamos saber, é que não se pode entender a questão política-pedagógica como mecanismos dissociados
...