Projeto Voçoroca
Casos: Projeto Voçoroca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 2/4/2014 • 1.174 Palavras (5 Páginas) • 686 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BURITICUPU
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITARIAS
CURSO TÉCNICO CONTROLE AMBIENTAL
GISELLE GOMES SILVA
ESTUDO DA VOÇOROCA SITUADA NA RUA QUINZE DE NOVEMBRO NO BAIRRO TERRA BELA NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BURITICUPU-MA
Buriticupu
2014
GISELLE GOMES SILVA
ESTUDO DA VOÇOROCA SITUADA NA RUA QUINZE DE NOVEMBRO NO BAIRRO TERRA BELA NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BURITICUPU-MA
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Departamento de Relações Empresariais e Comunitárias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- Campus Buriticupu para obtenção do grau de técnico em Controle Ambiental.
Orientador: Prof. Elson Silva de Sousa
Buriticupu
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................... 04
2 PROBLEMA........................................................................................ 06
3 OBJETIVOS....................................................................................... 07
3.1 Objetivo geral.................................................................................... 07
3.2 Objetivos específicos....................................................................... 07
4 METODOLOGIA................................................................................ 08
5 CRONOGRAMA................................................................................ 09
REFERÊNCIAS................................................................................... 09
1. INTRODUÇÃO
Atualmente tem-se debatido muito a questão ambiental, pois tal fato está atrelado às ações e atividades desenvolvidas pelo homem, que passa a ver a natureza como fonte de recursos inesgotáveis, no entanto, o uso indiscriminado dos recursos naturais é responsável por alterações irreversíveis ao meio ambiente, que para a Constituição Federal (1988) é dever de toda a coletividade cuidar e zelar por um ambiente sadio para as futuras gerações.
Inclusive a A Lei 9.795/99 que trata da Politica Nacional de Educação Ambiental em seu artigo 1º diz que toda a coletividade deve desenvolver valores, atitudes ou competências no sentido de valorizar e proteger o meio ambiente já que ele é um bem essencial para uma boa qualidade de vida das populações.
Com o crescimento desordenado da população global aumentou a demanda por espaço nas cidades destinado a habitação. A construção de moradias em áreas com topografia irregular e sem infraestrura e devastação de áreas para agricultura apresenta como um dos fatores que pressiona a exploração desordenada do meio ambiente contribuindo para a degradação da fauna de flora. De acordo com Corrêa (1995), é lamentável que o homem desrespeite a capacidade de suporte das terras, não levando em conta os seus fatores limitantes, favorecendo a agressão ao meio ambiente das mais variadas formas.
Atualmente estudar formas de amenizar as ações antrópicas no meio ambiente é questões discutidas em todo mundo. Harmonizar a convivência do homem com o meio ambiente fez com que várias áreas do conhecimento fossem desenvolvidas e criadas, de modo que a sustentabilidade e preservação sejam posto em foco principal da nova era.
Partindo do pressuposto que diversos impactos gerados ao meio ambiente tem refletidos sobre a qualidade vida do homem focaliza-se os processos erosivos em meio urbano como objeto de estudo deste trabalho, pois estes são reflexos do crescimento desordenado da população sem estudo prévio dos impactos ambientais gerados que se reflete em problemas sócio-econômicos e ambientais configurando em causas sociais que prejudicam a qualidade de vida da população.
Sendo assim o risco de erosão na zona urbana de Buriticupu está associado à topografia irregular e a precipitação na estação chuvosa. Desta forma, pequenas ravinas evoluem para voçorocas de grandes dimensões, causando desastres, como a derrubada de casas, que se ampliam a cada estação chuvosa.
Com as chuvas aumenta o escoamento superficial da área urbana em decorrência das características da topografia e relevo, assim como, altos índices pluviométricos na região. Esse fenômeno causa alguns problemas sociais urbanos como desmoronamento de residências e algumas marcas físicas no terreno resultante do processo erosivo como é o caso das voçorocas. Além da destruição do vinculo que as famílias desalojadas desenvolveram com o lugar ao longo dos anos.
2. PROBLEMA
Vivemos um momento no qual os processos erosivos de origens diversas estão ficando cada vez mais comum aos médios centros urbanos, é o caso do Município de Buriticupu que registra várias erosões, porém, queremos nos ater ao estudo de impacto ambiental gerado pela voçoroca localizada na Rua Quinze de Novembro, Bairro Terra Bela. É justamente essa questão que nos levou a levantar e procurar respostas a seguinte problemática: Quais as principais repercussões da voçoroca em estudo e situada no maior Bairro de Buriticupu o Terra Bela? Que transtornos a mesma tem gerado aos moradores do entorno? Quais têm sido as políticas voltadas para sanar o problema pelo poder público local e como a população tem reagido a esses possíveis males causados por esse tipo de erosão?
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar a origem da formação da erosão que culminou na voçoroca da Rua Quinze de Novembro no Bairro Terra Bela como também ir em busca de técnicas viáveis no sentido de sanar ou amenizar tal processo erosivo que atinge a rua já mencionada anteriormente, visando fornecer subsídios ao poder publico local para que tais processos não continuem a ocorrer.
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar as causas do surgimento e evolução da voçoroca da Rua Quinze de Novembro no Bairro Terra Bela.
Verificar os possíveis transtornos que a voçoroca está causando aos moradores da Rua Quinze de Novembro e circunvizinhança.
Propor possíveis soluções para impedir o crescimento da voçoroca ou até mesmo sua completa eliminação.
4. METODOLOGIA
A Voçoroca é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos provocados pela erosão e decorrente das precipitações pluviométricas em solos desprotegidos de vegetação. Devido a grande perda de massa de solo, as voçorocas são consideradas a forma mais severa da erosão, responsáveis por graves danos ao meio ambiente e também ao próprio meio antrópico.
Sendo assim, nosso trabalho com o intuito de alcançar os objetivos da pesquisa adota como metodologia o método qualitativo e as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários semiestruturados, além de entrevistas abertas. A razão pela escolha desse método é com base na afirmativa de Teixeira (2008, p, 127).
Na pesquisa qualitativa o pesquisador reduz a distância entre teoria e os dados, entre contexto e ação, usando a lógica da análise fenomenólogica, isto é, da compreenção dos fenômenos pela sua descrição e interpretação.
Para o autor a pesquisa qualitativa é fundamental para que se adquira informações referente ao objeto de estudo. Bem como a importância da própria pesquisa, para a aquisição do conhecimento. Essa forma de pesquisa é um meio eficaz de manter o pesquisador em contato com o campo de pesquisa, visando assim ampliar o nível de conhecimento do mesmo.
Nesse sentido nossa pesquisa será realizada na zona urbana do município de Buriticupu tendo como universo os moradores do entono da Rua Quinze de Novembro, no Bairro Terra Bela local afetado por uma enorme voçoroca.
5. CRONOGRAMA
ETAPAS DO ESTUDO
1ª SEMANA 2ª
SEMANA 3ª
SEMANA 4ª
SEMANA
Levantamento bibliográfico X X
Coleta de dados X X X
Leitura e fichamento de obras X X
Tabulação dos dados X X
Análise critica do material X X
Elaboração do texto X X
Revisão e redação final X X
Entrega do trabalho X
6. REFERENCIAS
BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei 9.795 de 28 de abril de 1999 que dispõem sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília: Senado Federal, 1999.
CORRÊA, A. A. M. Produção de alimentos para sobrevivência dos brasileiros. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA/CPATSA/SBCS, 1995. p. 272-273.
TEIXEIRA , Elizabeth, As Três metodologias: Acadêmica, da ciência e da pesquisa. 5ª edição – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
...