Prática de Ensino de Ciências nos Anos Finais do Fundamentais
Por: 222115 • 6/3/2020 • Trabalho acadêmico • 506 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
Prática de Ensino de Ciências nos Anos Finais do Fundamental |
Aluna: Marliane Batista da Silva |
RGM: 22788549 |
Tutor: Diego Monteiro Gomes de Campos |
ATIVIDADE REFLEXIVA- UNIDADE I
Introdução
Os professores ainda encontram várias dificuldades na pratica do ensino de ciências, pois os alunos já estão acostumados com a realidade em que o professor é o foco e não o processo de ensino-aprendizagem. Porém essa metodologia de ensino é ultrapassada, pois o aluno deve ser o protagonista da construção do conhecimento e o professor o mediador do conhecimento.
Segundo Freire (2011), a aprendizagem não existe sem ensino, e tão pouco ensino sem aprendizagem. Para o autor “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Porém, para que aconteça a aprendizagem os professores precisam reconhecer o aluno como sujeito da sua aprendizagem e como alguém que realiza uma ação, uma vez que a aprendizagem é um processo interno (Delizoicov et al., 2009).
A prática no ensino de ciências é importante porque permite aos alunos investigar, criar hipóteses e soluções para problemas do seu cotidiano, as aulas devem ser dinâmicas aguçando a curiosidade dos alunos; despertando o pensamento critico-reflexivo em cada um deles.
“A prática deve ser direcionada para o desenvolvimento da atividade docente e o entendimento da capacidade crítica e reflexiva do aluno sem deixar as técnicas para adequar as diferentes situações. A vinculação da prática com a teoria poderá coincidir com elementos favoráveis ao processo de ensino aprendizagem” (PIMENTA e LIMA).
A verdade é que até nos futuros docentes passamos pela mesma experiência em que o professor era o foco, por isso a importância do estagio curricular supervisionado na formação do futuro docente; pois permite a união da teoria aprendida durante o curso com a pratica dentro da sala de aula, a realidade de sua futura profissão. No decorre do estágio o futuro docente vai observar os inúmeros desafios que os professores enfrentam, desse modo o acadêmico vai ter uma visão mais ampla do campo de trabalho que ira encontrar ao desenvolver suas atividades profissionais, além de ser uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades e competências.
Um docente bem qualificado profissionalmente exerce o verdadeiro papel de cidadão dentro do contexto social, à medida que atua como um agente multiplicador de conhecimentos contribui com a formação de mais cidadãos participativos e possuidores de espírito crítico, verdadeiro objetivo da Educação Nacional (FERNANDEZ; SILVEIRA, 2007). Assim o estagio é o espaço de aprendizagem, no qual podemos aprender a profissão e reafirmar nossas escolhas.
Referências
PIMENTA, Selma Garrido, LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. São Paulo. Cortez, 2015.
...