INTERVENÇÕES VOLTADAS A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO JUNTO A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FOZ DO IGUAÇU - PR.
Pesquisas Acadêmicas: INTERVENÇÕES VOLTADAS A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO JUNTO A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FOZ DO IGUAÇU - PR.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wilsonwr37 • 25/10/2013 • 3.754 Palavras (16 Páginas) • 1.099 Visualizações
INTERVENÇÕES VOLTADAS A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO JUNTO A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FOZ DO IGUAÇU – PR.
Wilson Ramos
Daiane Maria De Genaro Chiroli
RESUMO:
O presente estudo tem por objetivo relacionar as intervenções referentes a Educação para o Trânsito desenvolvidas junto a alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e catalogar as intervenções e os métodos voltados à Educação para o Trânsito em Escolas da rede municipal de ensino ambos na cidade de Foz do Iguaçu – Pr. A pesquisa desenvolveu-se por meio de pesquisa descritiva, de cunho quantitativo. Inicialmente foi verificado junto a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, Policia Militar, Foztrans (Departamento de Trânsito de Foz do Iguaçu) e Secretaria Municipal de Educação se há intervenções a respeito de Educação para o Trânsito para alunos da rede municipal de ensino. Verificou-se que havia somente uma atividade de intervenção educacional para o trânsito, desenvolvida na escolinha de trânsito do Foztrans. A coleta de dados se deu por meio de questionário, aplicado à Coordenadora da escolinha de trânsito, a Sra. Diva Ruschel. Os dados coletados foram tabulados e analisados para apresentação. Na escolinha de trânsito do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) são ministradas aulas teóricas e praticas de trânsito, para crianças de 1ª a 5ª series, visando o aprendizado prático e teórico de segurança no trânsito. De maneira generalizada, entende-se que a educação para o trânsito deve ter foco e ação interdisciplinar e inter-institucional, pois o desrespeito às leis de trânsito é evidente, exposto na mídia e também na literatura acadêmica. A educação para o trânsito quando estimulada desde a infância pode ser uma forma de gerar futuros motoristas.
Palavras-chave: Trânsito; Segurança; Criança.
1 INTRODUÇÃO
Segundo o CTB (2008) considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. Desta forma, pode-se afirmar que o trânsito é necessário para a vida humana, pois as varias atividades uq o homem realiza depende de seu deslocamento.
Mas o trânsito não proporciona apenas benefícios, ele tornou-se alvo de receio, já que os índices de acidentes e mortes no trânsito são noticiados diariamente. Muitas ações já foram desenvolvidas, bem como leis e propostas criadas para mudar este triste quadro. Acredita-se que, uma das intervenções que pode reverter este quadro, sendo compreendida como viável, é a Educação para o Trânsito em Escolas, já que o público é composto por crianças. Dessa forma, estima-se que possa ser potencializada a condição preventiva através de intervenção com tal público, já que crianças tendem a não terem formado os “vícios” de conceitos e atitudes referentes ao trânsito, além de apresentarem melhor receptividade a serem educadas.
No Art. 76 do CTB, consta que a educação para o trânsito deve ser coordenada entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados e do Distrito Federal. No Art. 24 do mesmo código, esta determinado que compete ao Município a responsabilidade do trânsito no âmbito de sua circunscrição, dentre a responsabilidades constante nesse artigo, está a responsabilidade de promover e participar de projetos e programas de educação e segurança de trânsito de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo CONTRAN.
Entretanto, ao se contextualizar Educação para o Trânsito com crianças na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, não se verifica uma base para se buscar dados, já que as informações e intervenções não estão compiladas ou não está claro onde se buscar tais dados.
Com o presente estudo, tem-se por objetivo relacionar as intervenções referentes a Educação para o Trânsito desenvolvidas junto a alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Foz do Iguaçu – Pr., bem como catalogar as intervenções voltadas e os métodos voltados à Educação para o Trânsito em Escolas da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu – Pr.
De posse de tais dados, pretende-se posteriormente dar continuidade a estudos que aumentem o potencial e eficácia de intervenções, podendo-se obter num futuro próximo, condutores com maior conhecimento, consciência e prudência.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 EDUCACAO PARA O TRÂNSITO
A atual situação do trânsito brasileiro é resultado de hábitos formados durantes anos, por gerações.
Os especialistas dizem que não há muita educação no trânsito hoje porque não foi dada a importância necessária à educação para o trânsito no passado, quando o Brasil passou de país agrícola para urbano e a frota brasileira de veículos iniciou sua disparada de crescimento. Agora temos que correr atrás do prejuízo, e cabe as prefeituras uma das tarefas mais importantes na educação de trânsito – definir programas de educação na escola, campanha e atividades educacionais com as comunidades, empresas e também na rua. (DENATRAN, 2004, p. 29)
Mayer (2007) ressalta em seu estudo realizado na cidade de Foz do Iguaçu-PR, que nesta cidade as estatísticas de trânsito demonstram altos índices de acidentes com ferimentos graves e também mortes, fazendo-se necessário reverter a situação, sendo viável através de informação, educação e obediência às regras, considerando-se que a Educação para o Trânsito não deve se limitar apenas em ensinar regras de circulação, devendo capacitar o indivíduo para ser responsável.
Há muita coisa a fazer para que as pessoas sejam educadas no trânsito, sendo necessário compreender que a educação não se trata de simples transmissão de informações (MINISTÉRIOS DAS CIDADES, 2005).
Uma das necessidades em tais intervenções é fazer a criança adquirir consciência e aprender a ser responsável, adotando comportamentos adequados ao trânsito, ou seja, se preparar hoje o motorista de amanhã (MAYER, 2007).
Simione (2007) entende que a educação no trânsito deve ser introduzida em todos os níveis escolares, desde a educação infantil até o ensino superior, com didática adequada em cada faixa etária, sendo esse um meio de se modificar as atitudes dos motoristas.
Ao se
...