Qualidade De Vida
Casos: Qualidade De Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mgulrt16 • 7/5/2014 • 396 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Qualidade de vida em pacientes pediátricos com dermatite atópica
A DA é uma doença inflamatória cutânea crônica, de caráter genético, caracterizada pela presença de episódios recorrentes de eczema associado a prurido, apresentando como substrato alterações imunológicas cutâneas que produzem inflamação, podendo estar eventualmente associada a outras formas de doenças alérgicas, como asma e rinite alérgica1.
Este tipo de doença dermatológica interfere profundamente na vida dos indivíduos de diferentes maneiras, seja pelo prurido, pela aparência inestética, ou por restrições impostas pelas lesões e pelo próprio tratamento. Comprovadamente, elas causam forte impacto nas relações sociais, no estado psicológico e nas atividades cotidianas dos pacientes7. Assim, diversos instrumentos de mensuração de qualidade de vida específicos para doenças dermatológicas vêm sendo desenvolvidos, voltados tanto para a população adulta quanto para a pediátrica8,9.
Pela cronicidade e o caráter recidivante, pela elevada prevalência, pelo prurido intenso, pela perturbação do sono e das atividades diárias, pela associação potencial com a asma brônquica, é uma dermatose social e psicologicamente relevante, envolvendo o próprio paciente e, também, de forma decisiva, todo o ambiente familiar e profissional10.
Pais de crianças acometidas relatam dificuldades na disciplina e no cuidado de seus filhos, devido principalmente à privação do sono, exaustão, dificuldades no custo e na administração de medicação tópica e sistêmica11,12. A sobrecarga causada por cuidar desses pacientes gera conflitos entre os pais e também entre os filhos saudáveis do casal, alterando a estrutura familiar13.
Objetivo do estudo foi avaliar a qualidade de vida de pacientes pediátricos acometidos por DA, bem como a de seus familiares, estabelecendo correlações com escores de severidade da doença.
Métodos
Este estudo foi desenvolvido em Montes Claros, cidade localizada ao norte do estado de Minas Gerais. A cidade representa o principal pólo urbano da região, contando com uma população de aproximadamente 360 mil habitantes. Trata-se de uma região carente e com indicadores socioeconômicos semelhantes aos das áreas mais pobres do País.
A coleta de dados foi realizada ao longo de 1 ano (setembro/2007 a agosto/2008), quando foram recrutados pacientes com idades entre 6 e 59 meses, atendidos no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário Clemente de Faria da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros (MG). Os pacientes foram divididos em dois grupos: um composto por crianças com DA, segundo os critérios diagnósticos de Hanifin & Rakja14, e outro grupo composto por crianças com outras dermatoses, estabelecido como grupo de controle. Foram excluídos pacientes portadores de outras afecções crônicas.
...