RELATÓRIO DA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA ACERCA DO CRESCIMENTO BACTERIANO
Por: EduMistico123 • 3/7/2018 • Relatório de pesquisa • 423 Palavras (2 Páginas) • 550 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO[pic 1]
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
RELATÓRIO DA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA
ACERCA DO CRESCIMENTO BACTERIANO
EDUARDO WILBORN
TAQUARA
JUNHO / 2018
MATERIAIS
- 1 pacote de gelatina incolor;
- 1 cubo de caldo de carne;
- Água;
- Copos e pote raso;
- Quatro placas de Petri;
- 2 Cotonetes;
- Espátula;
- Etiquetas adesivas e caneta.
1º dia – 19/06/2018 (terça-feira)
Antes de tudo a gelatina foi preparada. Esquentou-se a água, colocando-a em um copo juntamente com o pó da gelatina, e em seguida promoveu-se a mistura das duas substâncias. Em outro copo foi preparado o caldo de carne utilizando água quente para dissolvê-lo. Para finalizar, os dois líquidos foram misturados no pote raso e colocados na geladeira para a gelatina adquirir consistência. Essa mistura serviu como fonte de nutrientes para a cultura de bactérias.
Para a preparação das culturas inseriu-se – com o auxílio da espátula – uma camada fina da gelatina em duas placas de Petri. Em uma das placas realizou-se o esfregaço do cotonete contendo bactérias da bochecha de um dos integrantes do grupo e na outra placa foi esfregado um cotoneto com bactérias dos dedos dos pés de um dos membros. Posteriormente, tampou-se as placas de Petri com as outras placas e as etiquetas foram colocadas, deixando as culturas repousando em um canto do laboratório.
2º dia – 20/06/2018 (quarta-feira)
Nenhuma alteração perceptível a olho nu foi observada.
3º dia – 21/06/2018 (quinta-feira)
Constataram-se pequenas manchas quase imperceptíveis na cultura. Dessa forma foi possível concluir que as bactérias estavam começando a se adaptar as condições do meio e sintetizar componentes celulares, características da fase lag.
4º dia – 22/06/2018 (sexta-feira)
As bactérias estavam um pouco mais aparentes, todavia, ainda não estavam tão perceptíveis. Sendo assim, pôde-se averiguar um pequeno avanço com relação ao dia anterior, porém as características indicaram que as bactérias ainda continuavam na fase lag.
5º dia – 23/06/2018 (sábado)
As culturas não foram observadas nesse dia.
6º dia – 24/06/2018 (domingo)
As culturas não foram observadas nesse dia.
7º dia – 25/06/2018 (segunda-feira)
No último dia de análise foi possível verificar formação de grandes manchas nas duas placas de Petri, dentre elas a que possuía a maior cultura de bactérias era a que havia sido esfregada nos dedos dos pés de um dos integrantes do grupo. Desse modo, foi possível deduzir que ocorreu uma grande multiplicação bacteriana durante os últimos dois dias e que a cultura provavelmente estava começando a entrar na fase estacionária.
...