Fases de Crescimento Bacterianos
Por: silviomiguel73 • 5/7/2018 • Artigo • 365 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Inclua-se aqui todas as especialidades de nossa profissão milenar.
Vejam, não há um só contexto em que possamos mais imaginar nossa sociedade, hoje caminhando rumo às energias alternativas, à computação quântica e ao “Big Data” que a acompanha, bem como aos avanços da medicina nuclear, sem a medicina veterinária.
Somos a sociedade que, acredito, num raio de 100 mil anos luz1 mais prosperou. E aonde situa-se a antiga Alveitaria2 nisso tudo?
Bem, estamos em plena maturidade, qual fruto a ser colhido. Mas de que somos feitos?
Qual o DNA de nossa profissão?
Para responder a essa pergunta, gostaria de brevemente transportá-los a outro tema de urgência em nossa civilização. As guerras e seus emigrantes. Haverá em breve um grande desafio para ser vencido pelos países mais desenvolvidos. Povos de outras nações e costumes se amalgamarão em terras distantes, passando à convivência com outros germes, outras doenças de caráter infectocontagioso. Bem longe de qualquer discurso discriminatório, a chama que deve iluminar esse tema é: As agências de saúde pública estão preparadas, ao redor do mundo, para novas epidemias? se estão, os governos desses países anfitriões coordenarão esforços para a demanda de alimentos a esse contingente de imigrantes.
Bem, essas são perguntas que terão de ser experienciadas na prática; contudo, nós veterinários podemos sim adiantar-nos com alguns posicionamentos:
1-Conhecer a origem dos imigrantes das catástrofes naturais ou das guerras;
2-Pesquisar todos os agentes microbiológicos que passarão a grassar desde então;
3-Encetar esforços junto ao conselho de classe a que estamos filiados para a participação maciça em fóruns mundiais como a ONU;
4-Perscrutar de inovação acadêmica a recompor nossa grade de formação, como, por exemplo, agregando algumas disciplinas de ordem jurídica, tais como noções de direito constitucional e administrativo, não somente por serem cobradas em diversos certames públicos, mas também por revestir-nos com conhecimento de causa para nosso pleno e atualizado exercício profissional frente aos novos desafios do mundo atual;
Estes meus amigos é apenas um começo, um novo lumiar que não só podemos, mas devemos nos situar como Médicos Veterinários modernos, sem o quê estaremos deveras afastados da realidade.
Professor Silvio Duarte
1-Diâmetro da via láctea.
2-Indivíduo que, sem ser veterinário, trata de doenças de animais; veterinário prático (que faz curativos, sangrias, castração etc.).
...