RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – PLANO EMERGENCIAL
Por: Aline Ribeiro • 11/7/2022 • Trabalho acadêmico • 882 Palavras (4 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – PLANO EMERGENCIAL
Nome da Instituição: Unifran (Ribeirão Preto).
Curso: Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados em Biologia.
Data: 29/11/2021
- RELAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Atividade | Quantidade de Horas (que serão consideradas) |
1. Educação especial e inclusão escolar | 30 |
2. Estudo de caso - Cultura digital e educação: desafios e possibilidades | 30 |
3. Avaliação no ensino remoto | 30 |
4. Ambiente e estrutura escolar | 30 |
5. Relatório Final de Estágio | 30 |
- Em que medida as reflexões e as atividades realizadas, no Plano Emergencial de Estágio, contribuíram para minha formação como professor e educador para o século XXI?
Tive a oportunidade de conhecer ainda mais sobre a importância da formação docente por meio do Estágio Curricular Supervisionado em Biologia no Ensino Médio. A seleção das atividades realizadas no Plano Emergencial foi assertiva para o conhecimento prático das atividades docentes. Além disso, as atividades possibilitaram a discussão de temas atuais no contexto pandêmico em que vivemos.
A primeira atividade; 1. Educação especial e inclusão escolar; me permitiu refletir a respeito da ampliação do acolhimento dos alunos com deficiência na instituição escolar. A cada dia que passa, esse tema adquire grande relevância, visto que a Educação Especial deixou de ser apenas responsabilidade de pedagogos, sendo necessário o conhecimento aos demais professores formados em diferentes licenciaturas, em salas de aula de escola de ensino regular. É importante ressaltar a qualidade do material complementar disponível para a compreensão do conteúdo da atividade.
A atividade 2. Estudo de caso - Cultura digital e educação: desafios e possibilidades, permitiu maior embasamento para a compreensão da temática. A partir do isolamento social imposto pela condição de pandemia, foi necessária maior inclusão das tecnologias digitais de informação e comunicação. Visto que essa situação é extremamente atual, esse tema foi necessário para minha formação, principalmente ao compreender as limitações do ensino remoto. O material complementar foi muito rico em relação ao tema.
Em sequência ao tema supracitado, a atividade 3. Avaliação no ensino remoto, foi importante para preparação de quais as possibilidades para melhor avaliação em condições de ensino remoto. Com certeza esse é um ponto muito relevante a se pensar, pois, por ser uma realidade nova. Dessa forma, o conhecimento adquirido ampliou o conhecimento a respeito das possibilidades do processo de avaliação e devolutivas, bem como do feedback dos alunos.
A atividade 4. Ambiente e estrutura escolar ressalta a gestão escolar democrática, a qual se caracteriza pela integração de todos os agentes escolares. A partir dessa atividade consegui sedimentar a importância de maior abrangência da comunidade escolar no contexto da gestão escolar. Por fim, a oportunidade de escrever este Relatório me fez analisar criticamente todo o conhecimento obtido pelo Estágio Curricular Supervisionado. Assim, foi possível integrar os temas, favorecendo minha compreensão acerca das atividades desenvolvidas, as quais podem ser aplicadas para a prática da minha futura função.
- Atividades – Breve relato das produções (Resumo)
Durante o Estágio Curricular Supervisionado, foram selecionadas e realizadas as seguintes atividades: 1. Educação especial e inclusão escolar; 2. Estudo de caso - Cultura digital e educação: desafios e possibilidades; 3. Avaliação no ensino remoto; e, 4. Ambiente e estrutura escolar.
Na atividade 1. Educação especial e inclusão escolar, foi necessário escrever um texto pautado em todo material complementar disponibilizado. Esse tema é muito pertinente no contexto do ensino regular. A educação inclusiva é uma realidade atual, sendo importante para ampliar o acesso e melhorar a convivência dos alunos com deficiência. Além disso, a educação inclusiva pode estimular a maior aceitação desses alunos em relação aos demais. De fato, a inclusão pode favorecer tanto o ensino formal quanto o não-formal para os alunos com deficiência.
...